Pub

Apesar dos parques da Frente Ribeirinha e Anel Verde / Praça D’ Armas terem entrado em funcionamento no início do mês, decorrerá agora a inauguração oficial dos mesmos, numa cerimónia que terá lugar a partir das 14h30, no Auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI.

Recorde-se que desde 1 de Julho estão disponíveis mais 900 lugares de estacionamento, o que tem já permitido fazer face ao considerável aumento de tráfego automóvel e procura de estacionamento que caracterizam as épocas de maior afluência turística, bem como facilitar, ao longo de todo o ano, a acessibilidade ao centro histórico da cidade.

Para além dos 2 novos parques – construídos na sequência das intervenções de Requalificação Urbana do Projecto POLIS – e do parque de estacionamento do Edifício Paços do Concelho séc. XXI, também o estacionamento à superfície na Avenida dos Descobrimentos e na baixa norte da cidade passa, por via da tarifação e da imposição de uma duração limitada, a ser gerido de modo a proporcionar uma maior rotação na utilização dos lugares existentes.

Este investimento nos novos parques, que ascendeu a 14,8 milhões de euros, marca assim uma nova etapa da cidade, tornando-a mais moderna, sem perder os traços históricos que a caracterizam, e acessível, quer para os seus habitantes, quer para os muitos turistas que a visitam regularmente.

Sublinhe-se ainda que a entrada em funcionamento dos parques insere-se numa política de mobilidade que articula a gestão das zonas de estacionamento (coberto e à superfície) para o transporte privado/individual com: o investimento no transporte público/colectivo (A ONDA); a manutenção e ampliação das artérias pedonais; a criação de condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida; e a diferenciação positiva dos residentes em matéria de gestão do trânsito e estacionamento no Centro Histórico.

Pub