Pub

Em janeiro deste ano o Algarve registava 30 mil desempregados, segundo dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Helena André visita o Centro de Formação Profissional de Faro para poder testemunhar o decorrer de algumas ações de formação para trabalhadores do setor da construção civil.

O curso de "Técnico de Medições e Orçamentos" e o de "Manobras de Máquinas" são as ações que a ministra vai poder ver a decorrer.

O setor da construção civil tem sido "fortemente atingido pela crise" e foi necessário "criar os instrumentos que permitam a manutenção dos empregos", lê-se num comunicado, que acrescenta que o Programa Qualificação Emprego se destina a todas as empresas que são alvo de reduções momentâneas de procura.

A ministra do Trabalho vai também visitar as obras do centro Cultural e Social da Paróquia de S. Martinho de Estói – um lar e uma creche -, que devem ficar concluídas até outubro deste ano.

A nova estrutura social, que surge no âmbito do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES), tem um investimento de um milhão e 600 mil euros – 733 mil euros de financiamento público – e vai permitir criar 66 postos de trabalho na creche e 30 lugares no lar de idosos.

Lusa

Pub