Pub
Encontro_responsabilidade_social_2015
Cartaz

A Santa Casa da Misericórdia de Albufeira promove, no próximo dia 23 deste mês, o II Encontro de Responsabilidade Social em parceria com a Câmara Municipal de Albufeira e a União das Misericórdias Portuguesas (UMP).

A iniciativa, que terá lugar no Palácio de Congressos do Algarve no Salgados Grande Hotel, em Albufeira, subordinada ao tema “Do Assistencialismo à Sustentabilidade”, reunirá naquele mesmo espaço instituições e empresários, num dia que se pretende que seja de “disseminação de boas práticas e ideias inovadoras”. A organização explica ainda que “o evento visa deixar claras linhas orientadoras de intervenção em parceria, entre instituições e empresas, de forma a dar resposta aos novos desafios na área da responsabilidade social”.

O encontro terá o seu início às 9.30h com sessão de boas vindas, contando com a presença de Manuel de Lemos, presidente da UMP.

Composta por dois painéis, a sessão da manhã abordará, no primeiro painel, novas formas de dinamizar a área de apoio social, contando aqui com a presença da Fundação EDP – Social Lab, representada por Margarida Pinto Correia, do Instituto de Empreendorismo Social, a instituição “Sair da Casca” e o grupo hoteleiro Pine Cliffs Resort. Este painel contará com moderação do provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, António Manuel Lopes Tavares.

O segundo painel, moderado por Gonçalo Lobo, presidente da Associação Abraço, será direcionado à apresentação de estratégias inovadoras desenvolvidas por instituições, pretendendo demonstrar que a sustentabilidade financeira encontra-se ligada ao desenvolvimento de atividades criativas. Os projetos “Marca Mais Misericórdia”, TASA, “Dançando com a Diferença” e a Companhia de Teatro Crinabel serão os representantes destas novas formas de intervenção social.

Já durante a tarde, será a vez da área empresarial-social, apresentar a mais-valia desta forma de intervenção, como meio de apoio e complementaridade na atuação das instituições. O projeto “As Marias” da Fundação EDP, a Plataforma HereWeGo e a Comfort Keepers, serão os oradores deste painel, sendo moderados pela diretora do Centro Distrital de Segurança Social, Ofélia Ramos.

O encontro será encerrado por um momento de reflexão, no qual serão apresentadas as principais conclusões do dia de trabalho e as linhas estratégicas de atuação para aplicar num trabalho de parceria e complementaridade entre setores. Este momento será desenvolvido pelo ministro da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Pedro Santana Lopes, o presidente da CCDR Algarve, David Santos, o presidente da Câmara de Albufeira, Carlos Silva, e Sousa e a provedora da Misericórdia de Albufeira, Patrícia Seromenho.

Os interessados em participar no evento deverão formalizar até dia 19 deste mês a sua inscrição que é gratuita mas obrigatória, através do email: scma.encontro2015@gmail.com

Pub