Inicio | Sociedade | Misericórdia de Faro inaugurou painel de azulejos de homenagem a D. Francisco Gomes do Avelar

Misericórdia de Faro inaugurou painel de azulejos de homenagem a D. Francisco Gomes do Avelar

Foto © Samuel Mendonça
Foto © Samuel Mendonça

A Escola Profissional D. Francisco Gomes do Avelar da Santa Casa da Misericórdia de Faro homenageou na passada terça-feira o seu patrono com a bênção e inauguração de um painel de azulejos com a imagem do antigo bispo do Algarve realizado pelos alunos daquela instituição.

Foto © Samuel Mendonça
Foto © Samuel Mendonça

A obra, inaugurada no dia da festa litúrgica da Visitação de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel, celebrada anualmente pela Santa Casa da Misericórdia de Faro, foi realizada pelas 12 alunas finalistas da turma do Curso Técnico de Apoio à Infância com o apoio da professora responsável.

Foto © Samuel Mendonça
Foto © Samuel Mendonça

No ano em que se celebra o bicentenário da morte daquele prelado que foi bispo do Algarve entre 1789 e 1816, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Faro considerou que a instituição “não podia deixar passar este momento sem se associar às celebrações promovidas pela Diocese do Algarve” relativas à efeméride. “A Santa Casa, como entidade proprietária deste estabelecimento de ensino, acertou quando propôs ao Ministério da Educação o seu nome. D. Francisco Gomes do Avelar foi uma figura brilhante e querida durante os 27 anos que passou pelo Algarve”, afirmou José Candeias Neto na sessão de inauguração do painel, destacando a ação social do antigo bispo.

Foto © Samuel Mendonça
Foto © Samuel Mendonça

Considerando que “é bom reavivar na memória, principalmente dos mais novos, vultos históricos” que passaram por aquela instituição, aquele responsável considerou que aquele “gesto singelo de homenagear D. Francisco Gomes do Avelar reveste-se de valores não só educativos e pedagógicos, mas também de solidariedade e de partilha”.

Foto © Samuel Mendonça
Foto © Samuel Mendonça

Também o presidente da Câmara de Faro destacou o legado de D. Francisco Gomes do Avelar. “Foi uma pessoa de referência que, felizmente, tivemos em Faro, não só pelo seu papel espiritual, mas também como reconstrutor de parte da nossa cidade”, afirmou Rogério Bacalhau.

Foto © Samuel Mendonça
Foto © Samuel Mendonça

Na eucaristia que antecedeu a inauguração, na qual 12 finalistas receberam a bênção pela conclusão da sua formação, o padre Nelson Rodrigues, que presidiu à celebração na igreja da Misericórdia e à bênção que se seguiu, desafiou os alunos a conhecerem a figura do antigo bispo, patrono daquela instituição, que também mandou construir aquele edifício. O sacerdote, que destacou a ação de D. Francisco Gomes do Avelar, lembrou que o bispo chegou naquele tempo a “uma diocese que estava muito destruída e começa pela reconstrução dos templos”.

A sessão da inauguração do painel contou com ainda com a presença da diretora do Centro Distrital de Faro da Segurança Social, Margarida Flores, e do presidente da União de Freguesias da Sé, Joaquim Teixeira, tendo sido concluída com a apresentação do hino da Escola Profissional D. Francisco Gomes do Avelar que foi escrito, composto e interpretado pelos seus alunos.

Foto © Samuel Mendonça
Foto © Samuel Mendonça

Aquela escola foi criada em 1990 e realiza cursos na área geriatria e da educação.

Verifique também

Paróquia e a freguesia de Sagres celebraram 500 anos de criação

A paróquia e a freguesia de Sagres celebraram ontem os 500 anos da sua criação. …

Folha do Domingo

GRÁTIS
BAIXAR