Pub

O ponto alto do programa comemorativo, que se estende até ao dia 19 deste mês, é a eucaristia presidida pelo aniversariante que terá lugar amanhã, pelas 19.15h, na igreja matriz de Loulé.

O padre António de Freitas, também pároco de Loulé juntamente com o homenageado, destaca a importância da efeméride. “É uma data significativa em que nos devemos unir e manifestar o regozijo por esta entrega de 25 anos”, sublinha o sacerdote.

As iniciativas previstas contemplam ainda um almoço comemorativo no dia 6 deste mês no Centro Paroquial de Loulé e uma conferência no dia 12, pelas 21h, no Cine-Teatro Louletano, intitulada “Memória de desafios da fé cristã em Loulé” e proferida pelo padre António Manuel Martins, com concerto pelo Coro da Câmara da Sé de Faro.

No dia 13, pelas 15h, será inaugurada, no Convento de Santo António, uma exposição de arte sacra, fotografia e vídeo, intitulada “Mistérios do Céu na Terra”, que abordará o mistério do ministério sacerdotal. A mostra comemorativa ficará patente ao público até ao dia 16 de fevereiro e terá entrada livre.

O programa encerra no dia 19, pelas 21h, com um concerto da Orquestra do Algarve, na igreja de São Francisco.

O padre Henrique Varela foi nomeado a 25 de dezembro de 1987 pelo bispo do Algarve de então, D. Erneto Costa, “por motivo de falta de saúde” do então pároco, padre João Cabanita, considerando que a paróquia de São Clemente se encontrava numa “fase de grande crescimento demográfico que se estende numa extensa área urbana e rural”. O sacerdote tomou posse no dia 3 de janeiro de 1988.

Samuel Mendonça

Pub