Igreja do Algarve em festa pela ordenação de novo diácono rumo ao sacerdócio
Inicio | Sociedade | Para além de Aljezur, também Castro Marim recebeu a edição deste ano do projeto “Missão País”

Para além de Aljezur, também Castro Marim recebeu a edição deste ano do projeto “Missão País”

Missao_pais_2017_castro_marim (3)A “Missão País” que no ano passado se realizou em Aljezur teve continuidade com a edição deste ano, realizada de 5 a 12 deste mês.

Cerca de 55 jovens universitários do Instituto Superior Técnico de Lisboa regressaram àquela vila para retomar a missão que os levou a evangelizar a população local através do testemunho da fé em Jesus Cristo, do serviço e da caridade.

Missao_pais_2017_aljezur (1)A “Missão País” é um projeto católico criado em 2003 a partir do Movimento de Schoenstatt (embora hoje seja independente) que organiza e desenvolve missões universitárias a partir de várias faculdades de Portugal, de Braga a Beja passando pelo Porto, Lisboa e Coimbra.

As missões são semanas de apostolado e de ação social que decorrem durante três anos consecutivos no período de interrupção de aulas entre o primeiro e o segundo semestres, divididas em três dimensões complementares: externa, interna e pessoal.

De regresso a Aljezur, os estudantes que este ano ficaram alojados em casas de famílias, contactaram, no âmbito da missão externa, os habitantes locais porta-a-porta, levando-lhes a Mãe Peregrina, uma imagem de Nossa Senhora de Schoenstatt, um dos símbolos que carateriza a “Missão País” que este ano teve como lema “Mãe, Vens visitar-me?” (Lc 1, 39-56).

Visitaram igualmente a Escola EBI/JI, a Casa da Criança do Rogil, a Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Longa Duração e Manutenção e o lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia onde realizaram diversos serviços. Os missionários foram novamente acompanhados pelo padre Lorenzo Lütjens, do Movimento de Schoenstatt, sacerdote que colaborou nas dimensões interna e pessoal da missão que se fundamentam na eucaristia diária e na oração.

Aljezur não foi a única localidade algarvia a receber este ano a edição da “Missão País”. Castro Marim também recebeu de 29 de janeiro a 5 deste mês um grupo de quase 60 estudantes da Faculdade de Arquitetura de Lisboa que regressará àquela vila nos dois próximos anos.

Missao_pais_2017_castro_marim (6)Para além do contacto porta-a-porta, os missionários, que ficaram alojados no Pavilhão Municipal e foram acompanhados pelo padre Hugo Gonçalves, prefeito do Seminário de São José de Caparide (concelho de Cascais, Diocese de Lisboa), colaboraram também no trabalho com idosos da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim e com o Agrupamento de Escolas local e trabalharam também na recuperação de uma habitação de uma família com graves dificuldades.

Verifique também

Presidente da República lamenta morte do amigo Cabrita Neto

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou hoje “profundo pesar” pela morte do …