Pub

Daniela Luz, que rumou no início deste mês àquele país da Oceânia, explicou em entrevista à FOLHA DO DOMINGO, que a sua viagem é aproveitada para a sensibilização do projeto que visa a construção de um edifício que permitirá às famílias moçambicanas o acesso à farinha a um baixo custo. “Como soubemos que a responsável mundial pelas irmãs Franciscanas Missionárias de Maria é australiana, contactámos as irmãs franciscanas da Austrália para eu ir lá fazer uma sensibilização para o projeto. Quero angariar algum apoio e fundos. Vou tentar também sensibilizar a comunidade portuguesa em Sidney”, refere a jovem educadora social.

O Centro de Moagem do Centro de Saúde de Nhaconjo, que conta já com maquinaria doada por uma organização, custa cerca de 10 mil euros, tendo os missionários algarvios já angariado cerca de 17% desse valor. Esse montante tem sido conseguido com recurso à venda de postais e marcadores de livro ilustrados com fotografias que fizeram durante a missão do último verão.

Daniela Luz salienta que o projeto “está a correr muito bem” porque “as pessoas estão bastante sensíveis e a colaborar bastante”. “Tem havido uma ajuda constante, desde a entrega de donativos à compra dos postais. Temos também várias pessoas que estão a ajudar na organização da construção da moagem e de um plano de angariação de fundos. De dia para dia sentimos uma pequena evolução no nosso projeto”, refere, acrescentando esperar ter no próximo ano o necessário para a construção do Centro de Moagem.

Os postais e marcadores de livros podem ser adquiridos em Lagos, na Livraria de Lagos "Livros da Ria Formosa", na Rua D. Vasco da Gama, loja L, na Pastelaria Central, na Rua 1º Maio nº12 – Chinicato, no Infantário Bambino na Urbanização Atalaia, lote A e na Ortonatura, na Rua Infante Sagres, 32.

Os donativos podem ainda ser depositados na conta aberta através dos seguintes dados: NIB 0007 0000 00000507117 23; IBAN PT50 0007 0000 0000 0507 1172 3. Para mais informações contactar através do e-mail boluka.kua.zua@gmail.com.

Samuel Mendonça
Pub