Pub

Visita_liam_s_bras
Encontro com o grupo da paróquia de S. Brás de Alportel

Os núcleos algarvios da Liga Intensificadora da Ação Missionária (LIAM) foram visitados pelo padre Nuno Rodrigues, responsável nacional, e pelo padre Paulinus Anyabuoke, assistente espiritual no Algarve, ambos missionários da Congregação do Espírito Santo (espiritanos).

Visita_liam_lagos
Encontro com o grupo das paróquias de Lagos

A visita decorreu entre 13 e 22 do mês passado, tendo como objetivo motivar e ajudar os grupos missionários da LIAM a fazer a sua caminhada. “Em Ano da Vida Consagrada, procuramos consciencializar estes grupos missionários para um compromisso mais fecundo com as vocações de especial consagração. Através da oração e de gestos concretos, não esquecemos esta dimensão da nossa Igreja”, explicam os sacerdotes responsáveis.

Visita_liam_moncarapacho
Encontro com o grupo da paróquia de Moncarapacho

Neste momento, na Diocese do Algarve existem 13 grupos missionários da LIAM que, “cada um a seu modo, procuram, nas comunidades paroquiais manter viva e atuante a dimensão missionária da Igreja”. O grupo mais novo é o da paróquia de Moncarapacho, a completar quase um ano de existência. “Encontramos leigos comprometidos pela causa missionária, tentando atuar dentro das comunidades paroquiais sem esquecer a missão que se faz além-fronteiras”, sublinham os missionários espiritanos, manifestando o desejo de que o “sonho missionário” chegue a todos e a vontade de alargamento a outras paróquias do Algarve.

Visita_liam_silves
Encontro com o grupo da paróquia de Silves

“O Papa Francisco diz-nos que a atividade missionária ainda hoje representa o máximo desafio para a Igreja e a causa missionária deve ser a primeira de todas as causas. Nos dias de hoje, não podemos negligenciar esta urgência da nossa Igreja. Diz-nos ele: «a nova evangelização deve implicar um novo protagonismo de cada um dos batizados. Esta convicção transforma-se num apelo dirigido a cada cristão para que ninguém renuncie ao seu compromisso de evangelização»”, referem, citando a exortação apostólica ‘Evangelii Gaudium’ (A Alegria do Evangelho).

Visita_liam_ferreiras
Encontro com o grupo da paróquia das Ferreiras

Aqueles responsáveis acrescentam ainda que os bispos portugueses alertaram em nota pastoral de 2010 para a necessidade de se fazer da igreja em Portugal “uma igreja com um rosto mais missionário”.

Visita_liam_albufeira
Encontro com o grupo da paróquia de Albufeira

A LIAM, movimento de leigos [entenda-se, não clérigos ou religiosos] fundado em Fátima em 1937 pela Congregação do Espírito Santo para despertar e formar a consciência missionária entre os católicos portugueses, está atualmente presente em oito dioceses e cerca de 300 paróquias portuguesas.

Visita_liam_tavira
Encontro com o grupo das paróquias de Tavira
Visita_liam_sta_luzia_tavira
Encontro com o grupo da capelania de Sta. Luzia de Tavira
Pub