Pub

Ana Poupino, Daniela Luz e Miguel Abrunhosa, com a colaboração da comunidade de Odiáxere das irmãs Franciscanas Missionárias de Maria, realizaram, no passado dia 6 de fevereiro, um Encontro de Formação para Novos Missionários que se repetiu já no passado domingo, 20 de março.

Em entrevista à FOLHA DO DOMINGO, Daniela Luz explica a finalidade desta iniciativa. A jovem de lembra a importância do encaminhamento e orientação no período que antecede a realização da missão. “Sabemos que há muita gente que também tem a ambição de ajudar porque muitas pessoas vêm ter connosco. Muitos querem, não só partir, mas ajudar aqui. Então, achámos que seria útil termos mais pessoas a colaborar para que outros possam, através da experiência que já temos, partir com uma certa orientação”, refere, sublinhando que a formação visa sobretudo as áreas educativa, social e religiosa.

Daniela Luz explica que, mais do que garantir a sucessão e continuidade do projeto que iniciou com Ana Poupino e Miguel Abrunhosa para apoio ao povo de Nhaconjo, na Diocese da Beira, esta iniciativa visa sobretudo “incentivar à ajuda e ao amor ao próximo”.

A jovem adianta que os encontros, participados já por cerca de 10 pessoas, continuarão a ser realizados “pelo menos uma vez por mês, conforme a disponibilidade dos formandos”. “Já temos mais pessoas interessadas que vão sabendo através de outras”, refere, acrescentando que, no Algarve, há muitas pessoas interessadas neste tipo de experiências.

A educadora social salienta ainda que à formação teórica serão associadas algumas sessões práticas de voluntariado em instituições do Algarve e destaca também a importância da participação noutras formações, promovidas a nível nacional, por exemplo pela FEC – Fundação Evangelização e Culturas.

Samuel Mendonça
Pub