Inicio | Cultura | Monte Gordo conta com novo espaço cultural no antigo Cinema Mariani

Monte Gordo conta com novo espaço cultural no antigo Cinema Mariani

A Câmara de Vila Real de Santo António vai coordenar um novo espaço cultural na freguesia de Monte Gordo, localizado no antigo Cinema Mariani, sala de projeções ao ar livre daquela localidade algarvia, anunciou ontem a autarquia.

A Casa da Cultura de Monte Gordo situa-se junto ao Largo da Igreja, teve as suas instalações renovadas e o seu funcionamento vai ser “coordenado pelo município de Vila Real de Santo António”, com o objetivo de fazer a “iniciação às diversas artes performativas, a inserção social e a aproximação dos habitantes e entidades da freguesia à cultura”, explicou a Câmara algarvia.

Fonte do município disse à Lusa que o espaço onde funcionou o antigo cinema de Monte Gordo “apenas sofreu algumas adaptações” para poder albergar a Casa da Cultura, a maioria delas “em termos de conceito”, mas não precisou o montante investido pelo município nessa conversão.

As novas instalações dispõem de “uma sala multiusos com capacidade para 130 lugares sentados, zona de receção, lounge e bar de apoio, sala de projeção, sala de aula individual (instrumento), sala multimédia e um escritório”, precisou num comunicado a autarquia algarvia, uma das 16 do distrito de Faro.

A Câmara de Vila Real de Santo António adiantou que estão já programadas para o auditório, “nos próximos meses”, atividades como aulas de música, teatro, dança, workshops, concertos, exposições ou cinema.

A vice-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita, considerou que o novo equipamento “pretende imprimir uma nova dinâmica cultural a Monte Gordo, prevendo-se a criação de outros espaços similares na freguesia de Vila Nova de Cacela”.

A Casa da Cultura funcionará “de forma permanente durante a semana e, pontualmente, aos fins de semana”, acrescentou a autarquia algarvia.

Verifique também

Biblioteca de Faro encerra amanhã para obras de conservação

A Biblioteca Municipal António Ramos Rosa, em Faro, vai estar encerrada para obras de conservação …