Breves
Inicio | Igreja | Movimento dos Cursos de Cristandade reuniu cursistas no Rogil

Movimento dos Cursos de Cristandade reuniu cursistas no Rogil

O Movimento dos Cursos de Cristandade (MCC) no Algarve realizou no passado domingo à tarde uma Ultreia para os cursistas do barlavento algarvio.

O encontro, que teve lugar no Rogil, no concelho de Aljezur, contou com a presença de cerca de 50 participantes, oriundos não apenas daquela metade do Algarve. Para além de elementos de Aljezur, Ferreiras, Monchique e Portimão, participaram também cursistas de Tavira e Faro.

A tarde ficou marcada pelo testemunho (rolho) apresentado e pela partilha que se seguiu dos restantes participantes, bem como pela celebração da eucaristia presidida pelo padre Nuno Coelho, pároco local, que deu continuidade ao encontro realizado no edifício de um antigo supermercado, cedido gratuitamente pelo seu proprietário, onde é celebrada a missa dominical.

A atividade terminou com um momento de confraternização.

O MCC é um movimento de leigos (entenda-se, não clérigos ou consagrados) da Igreja Católica que propõe uma vivência de vida segundo os fundamentos da fé. Depois da participação num curso ou cursilho (termo adaptado do original espanhol) de três dias e meio, os fiéis são convidados a continuar a caminhar em grupo, nas comunidades, realizando encontros (ultreias) onde partilham as suas experiências de fé.

O primeiro cursilho no Algarve realizou-se a 18 de março de 1964, sendo destinado a homens, ao qual se seguiu o primeiro cursilho de senhoras em abril do ano seguinte.

Verifique também

Bispo do Algarve faz novas nomeações com apelo a uma “pastoral de convergência”

A “proximidade da festa litúrgica da dedicação” da catedral, que se celebra amanhã, 19 de …