Este ano, a “missa do galo” e a eucaristia do dia de Natal vão celebrar-se no Pavilhão Desportivo de Albufeira.
Nota da câmara municipal informa que a “paróquia e autarquia estão a criar todas as condições para que este espaço possa acolher os fiéis com toda a segurança” e que “todas as normas da Direção-Geral da Saúde [DGS] serão seguidas”. “A amplitude e acessibilidade do espaço pesaram nesta decisão”, acrescenta a informação, explicando que “a Câmara Municipal de Albufeira irá apoiar com a cedência do espaço e toda a logística” e que caberá à paróquia a gestão da celebração.
“Tendo em conta a atual situação pandemia, autarquia e paróquia têm procurado uma solução para acolher o maior número possível de fiéis que queiram assistir às tradicionais Missa do Galo e Missa do Dia de Natal. A dimensão do recinto desportivo e até a experiência acumulada em outros eventos vai permitir o acolhimento de um maior número de pessoas, em consonância com as regras estipuladas pela DGS”, refere a autarquia.
O pároco de Albufeira realça que o espaço permite a participação de todos os que quiserem estar presentes. “Esta é uma oportunidade para reunirmos toda a nossa comunidade paroquial e todos aqueles que se juntarem, num ano de tantas distâncias e tantas ausências; escolhemos o lugar por ser amplo, de modo a garantir a participação de todos os que desejarem”, refere o padre Flávio Martins, que lança o apelo: “não tenhamos medo de participar!”.
O presidente da câmara de Albufeira refere que “a autarquia não podia ficar indiferente a esta situação tão particular”. “Desde que fomos contactados pela paróquia temos procurado arranjar uma solução, sabendo das dificuldades que implicam uma operação deste género pela grande mobilização logística e humana”, conta José Carlos Rolo.
O autarca sublinha por isso “a disponibilidade de colaboradores e parceiros da autarquia em concretizar este importante momento que, sendo diferente, será com certeza de esperança e comunhão”.
A “missa do Galo” será celebrada às 24h e a missa do dia de Natal às 11h.