Breves
Inicio | Ambiente | Municípios algarvios vão passar a contar com carregamento para veículos elétricos

Municípios algarvios vão passar a contar com carregamento para veículos elétricos

Os 16 municípios do Algarve vão receber 32 pontos de carregamento de veículos elétricos, no âmbito de um protocolo que vai hoje ser assinado na abertura da Smar Region Summitt, em Portimão, anunciou ontem o Governo.

O protocolo vai ser assinado na abertura do fórum internacional de projetos de mobilidade urbana sustentável, marcada para as 11:00, no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, e que conta com a presença dos secretários de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, e do Turismo, Ana Mendes Godinho, lê-se uma nota de imprensa do gabinete desta governante.

O protocolo vai contar com a participação do Turismo de Portugal, a Mobie.E, uma empresa que instala e gere pontos de carregamento de veículos elétricos, da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e da Associação dos Industriais de Aluguer de Automóveis Sem Condutor (ARAC) e visa a promoção da mobilidade elétrica e do turismo sustentável na região do Algarve, segundo a informação avançada pela secretaria de Estado.

“Com esta iniciativa, os 16 municípios do Algarve serão dotados de 32 carregadores elétricos semirrápidos, em via pública, o que representa mais um passo no ambicioso programa de mobilidade elétrica que está a ser levado a cabo pelo Governo português, e que combina um quadro de incentivos de apoio à aquisição de veículos elétricos com uma rede nacional de carregamentos e uma elevada taxa de incorporação de energia elétrica limpa produzida a partir de fontes renováveis”, explicou o gabinete da Secretária de Estado do Turismo.

A mesma fonte explicou ainda que o protocolo tem como objetivo “promover a implementação de uma rede carregamento de veículos elétricos extensível a todos os municípios da região do Algarve” e “criar mecanismos de diferenciação positiva para os cidadãos e visitantes que circulam na Região”.

Este incentivo será feito, precisou, através de “apoios e isenções temporárias de pagamento no carregamento e no estacionamento”, da criação de uma “oferta para que os turistas possam dispor de veículos elétricos durante a sua estada” e do desenvolvimento de “uma campanha de promoção e sensibilização para uma mobilidade sustentável focada no turismo do Algarve”.

“Esta é igualmente uma forma de posicionar o Algarve como destino de turismo sustentável reforçando, assim, a aposta do Governo português na promoção de Portugal enquanto destino de turismo sustentável, definida na ET27 – a Estratégia para o turismo a 10 anos”, referiu ainda a secretaria de Estado.

A Smart Region Summitt é um fórum idealizado pela AMAL e o projeto “smart region” pretende colocar as 16 câmaras da região a pensar, em conjunto, na forma de definir uma política de transportes intermodal, com recurso às novas tecnologias, amigas do ambiente.

Verifique também

Praia dos Salgados interdita a banhos por contaminação microbiológica

A praia dos Salgados, em Albufeira, foi ontem interditada a banhos pela delegada de Saúde …