Pub

A abertura da nova barra e o reforço do cordão dunar têm como principais objectivos a minimização das situações de risco para pessoas e bens, por via das medidas correctivas de erosão e defesa costeira.

Por outro lado, esta obra garante condições de navegabilidade para os viveiristas, pescadores, marítimo-turísticas e outros utilizadores, que passam a ter boas condições de circulação entre o sistema lagunar e mar aberto e a utilizar o porto de pesca em segurança.

Pretende-se ainda a manutenção e reposição das condições naturais do ecossistema, o restabelecimento da hidrodinâmica e a melhoria da circulação da água no sistema lagunar, beneficiando as actividades ligadas à pesca e aos viveiros e os valores ambientais em presença.

A nova barra encontra-se situada cerca de 800 metros a nascente do porto de Fuseta-Terra.

Na Primavera passada, a praia da Fuseta foi objecto de uma acção de renaturalização levada a cabo pelo Polis Litoral Ria Formosa, após um Inverno particularmente difícil.

A empreitada, que decorreu durante sete meses e incluiu os trabalhos de fecho da barra espontânea aberta pelas intempéries do último Inverno, o reforço do cordão dunar e a abertura da nova barra, representou um investimento de cerca de 980 mil euros.

Pub