Pub

O último cd do músico e compositor português Rão Kyao, intitulado “Sopro de vida – ao ritmo da liturgia”, é composto por uma seleção de cânticos religiosos de autores portugueses gravados com o característico som da sua flauta, entre os quais uma conhecida criação musical do cónego José Pedro Martins, sacerdote e compositor da Diocese do Algarve.

Na faixa oito deste seu novo álbum, Rão Kyao reinterpreta então o tema “Dou-vos um mandamento novo” da autoria do presbítero e compositor litúrgico algarvio.

Este mais recente trabalho do músico, autor de álbuns como “Fado bailado” (1983), “Estrada da Luz” (1984), “Oásis” (1986), ou “Em Cantado” (2009), surge no contexto da comemoração dos 75 anos do Seminário de São Paulo de Almada, na diocese de Setúbal (inaugurado em outubro de 1935) e é, no dizer do próprio, a “concretização de um sonho” que o levou a “«cantar», numa gravação com a flauta, uma série de cânticos religiosos de grande profundidade melódica”.

Rão Kyão coligiu temas escolhidos de acordo com a progressão do ano litúrgico – Advento, Natal, Epifania, Quaresma, Semana Santa e Páscoa (Paixão, Morte e Ressurreição, Ascensão e Pentecostes) – e procurou, simultaneamente, ordenar os temas ao ritmo da celebração eucarística – palavra, ofertório, comunhão e ação de graças. Incluiu ainda um cântico a Nossa Senhora e, no fim, um tema original: “A Parábola”.

Kyao explica que quis “tocar temas exclusivamente de autores portugueses de várias épocas, para mais dar a conhecer a grande qualidade dos nossos compositores litúrgicos”.

Com 25 faixas, o CD é constituído por temas de autoria popular e de outros compositores como o cónego Ferreira dos Santos, os padres António Cartageno, António Aparício, Manuel Faria, Manuel Luís e Carlos Silva ou o leigo Fernando Silva.

No álbum, gravado em novembro passado na capela do Seminário de Almada, onde também decorreu o seu pré-lançamento, a 8 do mês seguinte, Rão Kyao é acompanhado ao órgão por Renato Silva Júnior.

Samuel Mendonça

Pub