D. Manuel António dos Santos, bispo emérito de São Tomé e Príncipe que está a colaborar nas paróquias de Tavira, escreveu mais um livro que vai ser apresentado no próximo dia 19 deste mês, pelas 19h, em Tavira, na igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Tal como o título deixa antever – “Poemas escritos com o olhar” –, trata-se de uma coletânea de poemas “nascidos de um olhar atento e sensível sobre o quotidiano, a memória, a fé e a condição humana, convidando o leitor a uma reflexão profunda e serena”, explica a nota informativa.

D. Manuel António dos Santos é autor de várias obras publicadas pela Paulinas Editora – “Ao Sabor da Vida” (2012), “Poemas de Vida e de Fé” (2013) e “O que é ser católico?” (2023) – e pela Chiado Editora – “Momentos de Verde e de Mar” (2012), “Aqui Onde Estou os Sonhos são Verdes” (2015) e “De que cor são as Palavras?” (2017).

D. Manuel António Mendes dos Santos nasceu em São Joaninho, Viseu, no dia 20 de maio de 1960, entrou no Seminário Menor da Diocese de Lamego em 1978, passando mais tarde para o Seminário da Congregação dos Missionários Claretianos em Carvalhos (Vila Nova de Gaia), sendo ordenado presbítero a 13 de julho de 1985. Durante nove anos, foi formador no Seminário dos Carvalhos, diocese do Porto.

Entre 1994 e 1995 partiu para uma experiência missionária em São Tomé, que o levou a especializar-se em Teologia Pastoral na Universitá Pontifícia Salesiana, em Roma. Regressou a Portugal, onde foi pároco de São Sebastião e responsável pela vigararia do Coração de Maria, na Diocese de Setúbal.

Em abril de 2001, foi escolhido como superior provincial da sua congregação, serviço que desempenhou até 1 de dezembro de 2006, quando o Papa Bento XVI o nomeou bispo de São Tomé e Príncipe, serviço que desempenhou até ao pedido da sua renúncia, concedida pelo Papa Francisco a 13 de julho de 2022.

Em 2023, o bispo do Algarve acolheu a disponibilidade de D. Manuel António Santos para servir pastoralmente as paróquias de Tavira.