Pub

Aquele instituto confirma assim a informação veiculada na passada segunda-feira, prevendo uma “descida da temperatura mínima entre os 5ºC e os 8º C em todo o território”, a partir de amanhã.

“Desta forma, prevê-se na madrugada de sábado, a ocorrência dos valores mais baixos da temperatura mínima, a qual deverá atingir os -8ºC em Bragança, -1ºC no Porto , -7ºC nas Penhas Douradas , 2ºC em Lisboa , -2ºC em Beja e 3ºC em Faro”, adianta ainda a mesma fonte.

O IM informa ainda que “o vento deverá soprar fraco a moderado de nordeste, o que se traduz num aumento da sensação de desconforto térmico, em especial nas terras altas, onde se prevê que soprará moderado a forte”.

O IM prevê que esta situação de tempo frio se mantenha para os dias seguintes, ainda que a partir de dia 5, domingo, se espere um “ligeiro aumento gradual da temperatura mínima, devendo no entanto continuarem a observar-se valores de temperatura muito baixos, não sendo previsível que se venham a bater os mínimos absolutos”.

“Estas condições poderão potenciar a possível entrada em onda de frio de várias estações que atualmente já se encontram próximo de satisfazer os requisitos da Organização Meteorológica Mundial, nomeadamente nas regiões norte e centro”, refere ainda o IM, alertando que “esta situação de tempo muito frio associada a valores muito baixos de humidade do ar poderá criar condições para a ocorrência de geada negra em algumas regiões do território”.

Com base nesta previsão, o IM colocou hoje o distrito de Faro sob aviso amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro, enquanto distritos como Bragança, Évora, Vila Real, Leiria, Beja, Portalegre, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga estão sob aviso laranja, o segundo mais grave da escala, até às 08:59 de sábado.

Juntamente com Faro estão também sob aviso amarelo os distritos do Porto, Guarda, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa e Viseu, devido à persistência de baixas temperaturas.

O aviso laranja significa uma "situação meteorológica de risco moderado a elevado", enquanto que o amarelo refere-se apenas ao "risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

Redação com Lusa
Pub