Breves
Inicio | Ambiente | Olhão reforça recolha de lixo e impõe novas regras a bares e restaurantes

Olhão reforça recolha de lixo e impõe novas regras a bares e restaurantes

Lixo_olhaoA recolha de lixo vai ser reforçada em Olhão durante o verão, existindo também novas regras de deposição do lixo para os bares e restaurantes da zona ribeirinha da cidade, informou na sexta-feira a empresa municipal Ambiolhão.

Em comunicado, a Ambiolhão refere que desde o início de julho que a recolha de lixo na zona ribeirinha de Olhão, onde se situam a maioria dos restaurantes, está a ser feita diariamente a partir das 03:00, tendo sido pedido aos donos dos estabelecimentos que depositem o lixo em contentores de maior dimensão e deixem os outros para o lixo doméstico.

O plano de reforço visa não só evitar a acumulação de detritos nas ruas, como já aconteceu noutras zonas do Algarve, no verão passado, devido ao inesperado aumento de turistas, como reorganizar a deposição do lixo, uma vez que alguns contentores foram removidos na recente reabilitação feita nos largos da cidade.

“Os resíduos dos estabelecimentos de restauração e bebidas só podem ser depositados nos contentores semienterrados da Avenida 5 de Outubro, Rua Dr. Alberto Iria e Rua da Conserveira, por serem contentores de grande capacidade, que comportam diariamente as quantidades produzidas nesses estabelecimentos”, refere o comunicado.

A Ambiolhão avisa que estes resíduos não podem ser depositados nos contentores de superfície das ruas adjacentes, destinados exclusivamente ao lixo doméstico, sob pena da “degradação das condições de higiene e salubridade” da zona, uma situação “que prejudica gravemente” os moradores e que dá “má imagem da cidade”.

Já os resíduos recicláveis podem ser colocados nos ecopontos localizados junto aos mercados ou pode ser feita a adesão ao sistema de recolha seletiva porta a porta, diária e gratuita (Ambilinha), nos próprios estabelecimentos comerciais.

Para tal, os donos dos estabelecimentos devem contactar a Ambilinha para pedir contentores e sacos de plástico para a deposição dos resíduos.

Excecionalmente para os estabelecimentos cujo espaço interior não seja suficiente para armazenar os resíduos de um dia para o outro, é possível colocar o material nos ecopontos, a partir das 03:00, sendo a recolha feita às 07:00.

Contudo, esta opção implica também o registo no sistema Ambilinha, para que o estabelecimento possa beneficiar gratuitamente do fornecimento de sacos, acrescenta a Ambiolhão.

Verifique também

Novo contrato de concessão entre o Estado e a Águas do Algarve já foi assinado

O ministro do Ambiente veio na quarta-feira ao Algarve presidir à cerimónia de assinatura do …