Pub

Carlos Oliveira explicou o sentido daquele gesto realizado no final da Eucaristia da solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria que teve lugar na Sé Catedral de Faro. “Vamos entregar a cada comunidade, a outras instituições que se quiseram associar e a uma família, a árvore da paz, simbolizada numa pequena oliveira. Que este pequeno símbolo, a ser depois plantado, fique como marca importante dos objectivos desta campanha”, justificou o presidente da Caritas Diocesana do Algarve.

Para além do Bispo do Algarve, que procedeu à sua bênção e entrega no final da Eucaristia, e que também recebeu uma pequena árvore, receberam ainda oliveiras doadas pela Cooperativa Agrícola de Brinches (Serpa), as paróquias de Armação de Pêra, Boliqueime, Budens, Cacela, Cachopo, Castro Marim, Luz de Lagos, Monchique, Monte Gordo, Quarteira, Quelfes, São Brás de Alportel, São Clemente de Loulé, São Luís de Faro, São Pedro de Faro, São Sebastião de Loulé, Santa Maria e São Tiago de Tavira, Sé de Faro e Silves e a Casa de Santa Isabel, a Casa de Santa Zita, o Centro de Bem-estar Social de Nossa Senhora de Fátima de Olhão, o Centro Infantil “O Despertar”, da Cáritas, o Seminário de Faro e uma família.

A campanha ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’, este ano, volta a ajudar no combate à crise. Das receitas conseguidas com a venda de velas e fotofóros (respectivamente pelo valor de 1 e 2,50 euros), 65% reverterão para o fundo de apoio aos desempregados e vítimas da crise da Diocese do Algarve e os restantes 35% serão canalizados para um projecto de luta contra a pobreza infantil, em São Tomé e Príncipe, cujo bispo é um português.

No próximo dia 18 de Dezembro, a manifestação diocesana pela paz terá lugar este ano em Loulé, com concentração, pelas 21h, junto à Câmara Municipal, seguindo-se a marcha silenciosa até à igreja matriz onde decorrerá o Concerto pela Paz realizado pelo grupo Stella Splendens.

Antes, logo pela manhã, decorrerão as actividades, também junto à Câmara Municipal, com o envolvimento de crianças e jovens da catequese, das escolas, do Corpo Nacional de Escutas e das Guias de Portugal. Para além da realização de trabalhos didácticos, pelas crianças, os participantes e voluntários interpelarão também os transeuntes apelando à sua solidariedade para com os mais fragilizados pela actual crise, através da compra de velas.

Antes do almoço será ainda plantada a árvore da paz, em local a designar pela Câmara de Loulé.

A campanha deste ano tem ainda a particularidade de poder contar com a participação de José Mourinho, que é a cara ao spot publicitário, disponível no YouTube.

“Junte-se à Caritas, neste Natal, acenda uma vela pela paz”, pede o treinador de futebol, actualmente ao serviço do Real Madrid, em Espanha.

A Caritas convida ainda cada português a acender uma vela na noite de 24 de Dezembro, véspera de Natal, e a colocá-la à janela da sua casa.

Redacção com Ecclesia

Pub