Pub

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O padre Domingos Fernandes, de 76 anos, completou ontem 50 de sacerdócio e a efeméride foi assinalada na eucaristia em que também foi erigida a nova paróquia da Diocese do Algarve, dedicada a São Francisco de Assis, no Parchal.

Na celebração, presidida nos ritos iniciais pelo bispo do Algarve para proceder à ereção da paróquia do Parchal da qual é pároco o aniversariante, D. Manuel Quintas começou por se referir à efeméride. “Queremos também unir-nos ao padre Domingos na celebração das suas bodas de ouro sacerdotais, uma festa muito significativa certamente para o padre Domingos, mas também para todos nós como diocese e, de maneira particular, aqui para a paróquia e para o vicariato que lhe estão confiados”, afirmou, o prelado que no final da missa considerou um “grande dom” haver sacerdotes na diocese ao serviço das paróquias.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

A eucaristia, no dia em que a Igreja celebrava a solenidade litúrgica da Assunção de Maria, prosseguiu após a ereção paroquial e a tomada de posse do sacerdote como pároco da paróquia do Parchal, com o aniversariante a presidir ao resto da celebração.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O padre Domingos da Silva Fernandes disse estar “grato também ao Senhor pelo dom da vida e pelo ministério recebido em 15 de agosto de 1968 na Arquidiocese de Braga”. “Elevo o meu coração e agradeço em ação de graças a Deus que me chamou ao sacerdócio ordenado há 50 anos, tendo-me mantido nesta diocese do Algarve ao serviço de Deus e dos homens”, afirmou o sacerdote, natural da freguesia de Touguinha, Vila do Conde, que já foi pároco de Marmelete, Pêra e Estômbar que mais tarde se desdobrou também nos vicariatos da Mexilhoeira da Carregação e do Parchal.

“Sinto-me feliz, a exemplo de Maria, na minha pequenez humana de ter dado o sim ao Pai, aceitando o projeto que tinha destinado para mim. Sinto-me imensamente feliz por ter procurado na minha missão servir os homens nas diversas tarefas que me foram surgindo nas comunidades por onde passei, assim como também nos serviços ao nosso Corpo Nacional de Escutas”, prosseguiu, lembrando também o serviço como assistente regional daquele movimento escutista.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O padre Domingos Fernandes disse ainda que se tem “esforçado para estar disponível para servir a Igreja” em comunhão com Deus, cooperando com os bispos com quem tem trabalhado ao longo da sua caminhada sacerdotal. “Quero agradecer a Deus pela família que também me concedeu, pelos bispos e sacerdotes com quem colaborei”, continuou, agradecendo também à comissão que, em “segredo”, preparou aquele dia festivo.

No final da eucaristia, concelebrada por vários sacerdotes da Igreja algarvia (e não só) e participada por muitos cristãos das paróquias por onde passou o padre Domingos Fernandes, duas paroquianas do Parchal e da Mexilhoeira da Carregação agradeceram ao bispo do Algarve pela ereção paroquial e ao pároco pelo seu serviço e entrega.

No próximo domingo, 19 de agosto, o sacerdote celebrará também o aniversário na sua terra natal.

Fotogaleria
Ereção Paróquia do Parchal - 50 anos sacerdócio padre Domingos Fernandes

Pub