Inicio | Igreja | Padre Elísio Dias celebra 50 anos de sacerdócio

Padre Elísio Dias celebra 50 anos de sacerdócio

O padre Elísio Dias, pároco aposentado de Quarteira, paróquia que serviu durante 46 anos, completou ontem 50 de sacerdócio.

O sacerdote de 86 anos, natural da freguesia de São Mamede de Vermil, Guimarães, não reside atualmente a maior parte do tempo no Algarve, mas virá a Quarteira no próximo dia 6 de agosto para assinalar o aniversário de ordenação sacerdotal, sendo celebrada uma eucaristia de ação de graças, às 18h, na igreja na igreja de São Pedro do Mar.

O padre Elísio Dias foi ordenado na Sé de Faro por D. Júlio Tavares Rebimbas, então bispo do Algarve, a 30 de julho de 1967, sendo a 7 de outubro daquele ano nomeado pároco coadjutor de Portimão.

O sacerdote foi depois nomeado pároco de Quarteira no dia 15 de setembro de 1968, missão que desempenhou até 19 de setembro de 2014.

Para além disso foi capelão do Carmelo do Patacão, fez parte do Conselho Presbiteral, do Colégio de Consultores da Diocese do Algarve e foi vigário da vara da vigararia de Loulé/São Brás de Alportel.

O ministério sacerdotal do padre Elísio Dias ficou ainda marcado pelo trabalho na área social com a criação do Centro Paroquial de Quarteira e as diversas valências que o constituem que servem não apenas a freguesia de Quarteira, mas também as vizinhas de Almancil e de Loulé, quer na infância, na idade sénior ou ao nível da pobreza.

Outro dos marcos do trabalho do padre Elísio Dias foi a construção da igreja de São Pedro do Mar, uma das maiores igrejas do Algarve, e do complexo pastoral que lhe está associado, uma infraestrutura que veio dotar a paróquia de Quarteira de condições de que não dispunha.

Verifique também

“E-vangelizar” formou catequistas algarvios no Estoril e em Évora (corrigida)

Cerca de 40 catequistas algarvios participaram nos passados dias 7 e 14 deste mês na …