Pub

O pároco de Albufeira aceitou o desafio que lhe tinha sido lançado na apresentação do seu primeiro livro e escreveu uma nova publicação que foi apresentada no passado dia 26 de novembro.

O padre Flávio Martins tinha sido incitado pelo padre António de Freitas, que apresentou e escreveu o prefácio do primeiro livro, a escrever uma nova obra, que complementasse as meditações para o tempo da Quaresma e da Páscoa que aquela contemplou com reflexões para o tempo do Advento e do Natal.

“As meditações do domingo não vão corresponder às meditações deste ano litúrgico porque foram feitas com base no ano B, mas todos os outros estão enquadrados e podem-nos ajudar a viver melhor o tempo de Advento e o tempo de Natal”, explicou o autor na apresentação que, desta vez, decorreu ‘online’ na página da rede social Facebook da paróquia de Albufeira.

O sacerdote da Diocese do Algarve explicou que a edição, intitulada “Estai preparados com as lâmpadas acesas”, resultou da reflexão diária da liturgia que faz. “Os textos da liturgia diária, leio-os à tarde ou à noite e de manhã faço a minha pequenina reflexão”, contou.

O autor explicou ainda que o formato mais pequeno da publicação (livro de bolso) procurou “facilitar o transporte do mesmo”. “É uma forma de poder ter logo à mão uma meditação, uma ajuda que nos dê algumas linhas para a nossa própria meditação pessoal da Palavra de Deus”, justificou.

A estrutura da publicação é então composta pelas quatro semanas do Advento, pelo tempo do Natal, pela Oitava do Natal, pela Epifania e pelo Batismo do Senhor. O autor ressalvou que os textos homiléticos da noite e do Dia de Natal não são resumos, mas a própria homilia. No final da semana foi ainda incluindo um espaço para anotações pessoais do leitor.

“Aconselho-vos, então, a adquirir este livro e a assim poderdes viver este tempo de Advento e de Natal de forma diferente”, exortou.

A publicação está à venda na paróquia de Albufeira e também pode ser adquirida através do email palavranosilencio@gmail.com.

Pub