“Passaram 25 anos e hoje estou a celebrar com a mesma alegria do dia da minha ordenação”, garantiu o padre José Joaquim Campôa este sábado na Eucaristia a que presidiu na igreja de São Pedro do Mar em Quarteira, onde é pároco, para assinalar os seus 25 anos de sacerdócio.

“6Eucaristia_bodas_prata_sacerdotais_padre_jose_joaquim_campoa"
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

“O conhecimento espiritual de Jesus e a relação e o amor a Ele são o eixo em torno do qual roda o mistério do meu chamamento e da minha vocação há aproximadamente 40 anos”, disse ainda o sacerdote de 64 anos que passou em revista a sua caminhada vocacional, lembrando passarem 36 anos sobre a sua entrada no Seminário Redentorista de Cristo-Rei, em Vila Nova de Gaia.

““7Eucaristia_bodas_prata_sacerdotais_padre_jose_joaquim_campoa""
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O aniversariante, natural de Odiáxere, recordou que, após uma “interrupção de alguns meses” que pôs termo à experiência na congregação do Santíssimo Redentor, retomou o caminho vocacional no Seminário de São José de Faro até ser ordenado sacerdote 11 anos depois, a 29 de junho de 1999.

““8Eucaristia_bodas_prata_sacerdotais_padre_jose_joaquim_campoa""
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O padre José Joaquim Campôa lembrou depois a primeira experiência como pároco nas paróquias de Aljezur, Bordeira e Odeceixe, juntamente com dois leigos mandatados pelo bispo do Algarve da altura. “Este projeto durou o tempo que durou. Foi uma experiência positiva. Foram 15 anos à frente daquelas paróquias, uma experiência muito enriquecedora que me fez descobrir a alegria, a responsabilidade e a comunhão na vida do pastor”, afirmou, acrescentando a “nova realidade” da paróquia de Quarteira onde veio há 10 anos encontrar “uma nova pastoral” que tem procurado servir “com a mesma alegria, disponibilidade e o mesmo amor ao Senhor e à Igreja”. “O amor ao Senhor é grande e à comunidade também”, complementou.

““27Eucaristia_bodas_prata_sacerdotais_padre_jose_joaquim_campoa""
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O aniversariante evidenciou terem sido duas “experiências diferentes” e “muito enriquecedoras”, o que considerou ser “bom para um sacerdote”. O padre José Joaquim Campôa disse ainda que só com a “proteção e dedicação, através de São Pedro e São Paulo”, e a “força do Espírito Santo” é que consegue levar a cabo a sua “missão na Igreja e no mundo”.

“““43Eucaristia_bodas_prata_sacerdotais_padre_jose_joaquim_campoa"""
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O sacerdote disse ainda que “muitos projetos não seriam possíveis sem a ajuda e a colaboração da família e dos amigos” e se também não se sentisse acolhido. Destacou ainda “a força e a ação do presbitério” do qual faz parte e também daquele que não pertence à Igreja algarvia.

Lembrando que “os anos passam” e que isso traz mais limitações, disse que o importante é ter consciência de que só em cooperação é possível levar projetos por diante. “A minha pouca força com a grande força de Deus impulsiona-nos a ir mais longe”, acrescentou, enumerando cinco dimensões que quer valorizar: “fé, amor, humildade, enamoramento a Cristo e ser apóstolo”. “Quero ser assim. E se eu quero, Deus ainda quer mais e, por isso, o querer de Deus é muito importante para mim”, sustentou.

No final da Eucaristia, renovou a sua disponibilidade para para continuar a servir a diocese. “Conto muito com a vossa oração. Rezai por mim para que eu continue a viver o meu ministério com esta alegria”, concluiu.

““36Eucaristia_bodas_prata_sacerdotais_padre_jose_joaquim_campoa""
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Depois do agradecimento de uma representante da paróquia de Quarteira, o sacerdote recebeu uma bênção apostólica do Papa Francisco.

O bispo do Algarve quis comparecer no final da celebração “para, em nome da Diocese, dizer um grande obrigado” ao aniversariante “por estes 25 anos de serviço e dedicação” à Igreja diocesana. “O meu obrigado como bispo diocesano, a minha admiração, a minha estima e o meu estímulo também. Tu és exemplo para mim também de doação, de entrega”, acrescentou D. Manuel Quintas, garantindo-lhe que pode continuar a contar com todos e consigo de maneira particular.

““39Eucaristia_bodas_prata_sacerdotais_padre_jose_joaquim_campoa""
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

“Celebrar os 25 anos é testemunhar esta certeza da fé, esta coragem do testemunho e, sobretudo, esta audácia, nos dias de hoje, em assumir esta vocação como uma missão, como um serviço, dedicado à Igreja e, neste caso, à nossa Igreja diocesana”, referiu ainda.

“““12Eucaristia_bodas_prata_sacerdotais_padre_jose_joaquim_campoa"""
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Na celebração, concelebrada por vários membros do clero algarvio e de outras dioceses do sul, participaram muitas pessoas das paróquias por onde passou o aniversariante e também o vice-presidente da Câmara de Loulé, David Pimentel, e a vereadora Marilyn Zacarias e o presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto.