Inicio | DA | Padres Carlos de Aquino e Vasco Figueirinha tomaram posse de três paróquias

Padres Carlos de Aquino e Vasco Figueirinha tomaram posse de três paróquias

posse_padres_aquino_vasco_messines-6
© Samuel Mendonça

Os padres Carlos de Aquino e Vasco Figueirinha, nomeados pelo bispo do Algarve, no passado dia 22 de janeiro, párocos das paróquias de São Bartolomeu de Messines, São Marcos da Serra e Silves, assumiram ontem à tarde o serviço pastoral naquelas comunidades na missa presidida por D. Manuel Quintas na igreja de São Bartolomeu de Messines.

As nomeações do prelado surgiram da necessidade de dar provimento às paróquias de São Bartolomeu de Messines e São Marcos da Serra, após a morte repentina do padre Augusto de Brito, seu antigo pároco, em dezembro passado.

Na eucaristia de tomada de posse, D. Manuel Quintas explicou que os dois sacerdotes agora empossados são “párocos in solidum”, ou seja, “como se fossem um só”, embora o padre Carlos de Aquino seja o moderador. “Tanto faz estar um, como o outro. São os dois responsáveis pelas três paróquias. Gostaria que não fizésseis, desde já, divisões”, acrescentou.

O bispo do Algarve pediu que as paróquias sejam “irmãs na interajuda, no apoio mútuo e no acolhimento das iniciativas que vão ser propostas pelos párocos”. “Seria bom que vós próprios vos sentísseis como uma comunidade conduzida pelos vossos párocos”, sustentou D. Manuel Quintas, exortando à construção de paróquias missionárias e à corresponsabilidade dos paroquianos. “Torna-se mais fecundo e mais eficaz quando todos colaboram. Seja programação, seja na execução, a eficácia do nosso serviço fraterno e mútuo é verdadeiramente grande”, considerou.

Sem esquecer o padre Augusto de Brito, que quis ter presente de “maneira particular” na eucaristia, o bispo diocesano apelou à oração pelos novos párocos, para que encontrem a “força de que precisam para exercer, de maneira fecunda e eficaz, o serviço” que hoje lhes pediu. “Eles estão com o coração aberto para vos acolher a todos e para vos incluir e integrar na sua ação pastoral. É com entusiasmo que acolhem este serviço que lhes pedi e certamente que é também essa a vossa disposição interior”, disse.

D. Manuel Quintas mostrou-se ainda agradecido. “A palavra que me vai na alma neste momento é obrigado. Obrigado, Senhor, porque nas dificuldades da nossa Igreja diocesana, foi possível encontrar alguém que pudesse prosseguir no serviço pastoral aqui nas vossas paróquias. Obrigado, Senhor, pela disponibilidade destes dois sacerdotes”, afirmou o prelado, que pediu aos algarvios que continuem a rezar pelas vocações de consagração.

Após a homilia, que tinha sido precedida pela leitura da provisão da nomeação dos novos párocos, da sua profissão de fé e juramento de fidelidade a Cristo e à Igreja, da entrega simbólica das chaves das três igrejas e da assinatura do auto da tomada de posse, seguiu-se a renovação das promessas sacerdotais dos novos priores.

A parte mais simbólica da eucaristia teve continuidade com a visita aos lugares mais significativos da igreja para o exercício do ministério dos novos párocos: o sacrário, batistério,  confessionário e a cadeira presidencial onde foram convidados a sentar-se.

No final da celebração, os dois párocos, que leram uma mensagem conjunta dirigida aos paroquianos, referiram-se ao convite do bispo diocesano. “Respondemos com humildade, disponibilidade e na alegria que nos vem da fé”, explicaram.

O padre Carlos de Aquino, de 44 anos, já era pároco de Silves desde setembro de 2005, mas acumula agora as duas restantes paróquias que já vinha assistindo desde a morte do seu antecessor. O padre Vasco Figueirinha, de 26 anos, era vigário paroquial das paróquias de Tavira desde 2012 (embora já ali trabalhasse antes, no âmbito do seu estágio pastoral e enquanto diácono) e da paróquia da Conceição de Tavira desde 1 de setembro de 2013.

Verifique também

Missa de abertura do ano académico da UAlg, com bênção do traje, apelou à defesa da “herança” da fé

Cerca de 50 estudantes, professores e funcionários da Universidade do Algarve (UAlg) e alguns familiares …

Folha do Domingo

GRÁTIS
BAIXAR