Pub

© Samuel Mendonça
© Samuel Mendonça

No arranque da Semana Santa, a Comissão de Festas da Paróquia de Pêra e o Centro Paroquial de Pêra vão, mais uma vez, levar a cabo a Paixão de Cristo ao Vivo pelas ruas da vila de Pêra, uma tradição que esteve adormecida durante alguns anos mas que a organização retomou em 2005 e que é já a maior iniciativa do género no Algarve.

Desde então, a via-sacra tem-se realizado, bianualmente, sempre no Domingo de Ramos, sendo que este ano decorrerá no próximo dia 13 de abril, pelas 21h, a partir do Largo 25 de Abril, próximo da igreja de São Francisco.

© Samuel Mendonça
© Samuel Mendonça

A organização pretende ajudar a assistência a reviver os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Cristo. Através das cenas da Última Ceia à Crucificação e Ressurreição, passando pelo Monte das Oliveiras, apresentação a Cáifas, arrependimento e enforcamento de Judas, apresentação a Pilatos, açoitamento de Jesus, encontro de Maria com Cristo, e pelos encontros com Cireneu e com Verónica, a organização invoca o acontecimento maior que sustenta a fé dos cristãos.

A Paixão de Cristo em Pêra, que, em cada uma das edições anteriores, foi presenciada por cerca de 2500 pessoas que encheram as ruas da vila, volta a contar com a colaboração de 150 voluntários, entre eles personagens, figurantes e assistentes de bastidores. A componente musical ficará este ano a cargo do coro Vox Albuhera do conservatório de Albufeira e do fadista Ricardo Neto.

© Samuel Mendonça
© Samuel Mendonça

A organização, que conta com um sítio na internet para a divulgação do acontecimento, iniciou entretanto a preparação do evento através de várias sessões de formação catequética dos seus intervenientes.

© Samuel Mendonça
© Samuel Mendonça

Para além de um vídeo promocional da iniciativa no YouTube (ver abaixo) e foi também criada uma apresentação MEO Kanal que poderá ser vista no televisor ao premir o botão verde do comando, inserindo o número do canal 818084.

Pub