Pub

Foto © Nuno Veiga/Lusa

O papa chegou ao Santuário de Fátima às 18.17h, a bordo do papamóvel, numa entrada no recinto de oração que deu início às cerimónias integradas na comemoração do Centenário das Aparições.

Uma multidão de pessoas saudou-o ao longo do caminho, inclusivamente lançando pétalas de rosas para marcar e festejar o seu percurso, naquela que é a sua primeira presença no Santuário de Fátima e em Portugal.

Francisco tinha à sua espera na Capelinha das Aparições centenas de crianças das escolas do Sagrado Coração de Maria, de São Miguel e do Centro de Estudos de Fátima.

A passagem do pontífice pela capelinha, para um momento de oração onde se deteve largo minutos em silêncio diante da imagem de Nossa Senhora, após oferecer-lhe um ramos de flores, foi o primeiro ato oficial da Peregrinação ao Santuário de Fátima, onde vai presidir ao Centenário das Aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos.

Durante esta cerimónia, o papa vai usar estola criada especialmente para a sua peregrinação, com motivos baseados no bordado do manto da imagem de Nossa Senhora de Fátima.

Francisco é o quarto pontífice a visitar Fátima, depois de Paulo VI em 1967, São João Paulo II em 1982, 1991 e 2000 e, em 2010, pelo Papa emérito Bento XVI.

Pub