
A Câmara de Portimão cedeu à paróquia de Alvor um terreno para construção de um Centro de Juventude.
A assinatura do acordo de cedência do terreno, a título gratuito e por um período de 50 anos, realizou-se no passado dia 17 deste mês no decurso da eucaristia dominical que teve lugar na igreja matriz de Alvor e no âmbito das comemorações dos seus 500 anos.

O terreno, com cerca de 900 m2, localizado no sítio da Dourada, acolherá no próximo mês de agosto a celebração de bênção e lançamento da primeira pedra da futura construção.

O protocolo foi assinado pela presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, e pelo pároco de Alvor, padre Manuel Honorato Antunes.
A passagem dos 500 anos da igreja matriz de Alvor motivou a criação de um programa de atividades que, ao longo deste ano de 2016 irá assinalar esta efeméride, de forma a sensibilizar a comunidade para a importância cultural, social e religiosa daquele templo.
No mesmo dia, em que a Igreja celebrou o Domingo do Bom Pastor, a paróquia de Alvor, em sinal de reconhecimento e gratidão pelo trabalho desenvolvido pelo seu prior, inaugurou um busto em homenagem ao sacerdote.
Os membros da comunidade da Penina daquela paróquia promoveram a angariação de fundos e mandaram construir o busto, que foi colocado para memória futura no jardim circundante à igreja de Santo André, na parte norte.
O padre Manuel Honorato Antunes, da congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (claretianos), é o sacerdote e o pároco de mais idade da Diocese do Algarve.