A paróquia de Martim Longo vai realizar na Eucaristia do próximo domingo, 24 de setembro, uma homenagem póstuma à irmã Emília Rosa Vieira, das Franciscanas Missionárias de Maria, que trabalhou durante vários anos naquela comunidade e na de Porches.
A religiosa, falecida em dezembro de 2020, era natural de Ourém, Diocese de Leiria, tendo entrado no noviciado como Franciscana Missionária de Maria em Arcozelo, Barcelos, a 19 de março de 1954. Depois de completar as diferentes etapas de formação para a vida religiosa fez a sua profissão perpétua a 19 de março de 1959.
Ao longo do seu percurso de vida religiosa passou por diferentes comunidades, onde se deu à missão que lhe foi confiada, nomeadamente em Arcozelo (Barcelos), em Lisboa, em Montemor (Alentejo), em Cerva (Trás-os-Montes), em Roma (Itália), em Braga, em Martim Longo e Porches, na Diocese do Algarve e em Coimbra.
A irmã fez parte da comunidade de Martim Longo que ali serviu entre 1983 e 2011 e que colaborou nas diversas paróquias do concelho de Alcoutim e na de Cachopo, do concelho de Tavira.
A Eucaristia de ação de graças terá lugar na igreja matriz, pelas 12h.