A paróquia de Porches vai homenagear a irmã Maria Lina da Silva, das Franciscanas Missionárias de Maria, que ali trabalhou durante vários anos e faleceu aos 86 anos em Coimbra a 29 de julho deste ano.

A homenagem será realizada no dia 28 deste mês, a partir das 15h, no salão paroquial com um momento de testemunhos e de declamação de poesias da autoria daquela religiosa, orientado pelo frei Moisés Semedo, da Ordem dos Frades Menores (franciscanos), terminando com a Eucaristia, pelas 18h, na igreja paroquial.

Natural do sítio da Achada do Pico, freguesia de São Jorge, na Madeira, onde nasceu a 20 de fevereiro de 1937, a irmã Maria Lina da Silva entrou no noviciado em Arcozelo, Barcelos, a 15 de dezembro de 1959 e professou os votos perpétuos a 15 de dezembro de 1964. Passou por Montemor-o-Novo, Lisboa, Coimbra, Beja, Cabo Verde e Algarve. fundou em Beja o Centro de Acolhimento à Juventude Inquieta e o Movimento de Apoio à Juventude Inquieta do Algarve.

Para além de responsável de grupos de jovens, foi professora, animadora de celebrações litúrgicas, formadora de leitores e catequistas. Escreveu vários livros.

Lutou durante vários anos contra a doença de Artrite Reumatoide, responsável pelo agravamento do seu estado de saúde que levou ao seu falecimento.