Inicio | Sociedade | Paróquia de Sta. Bárbara de Nexe quer criar horta comunitária e parque para autocaravanas

Paróquia de Sta. Bárbara de Nexe quer criar horta comunitária e parque para autocaravanas

Plantar_agricultura_hortaO Centro Paroquial de Santa Bárbara de Nexe pretende avançar com um projeto de criação de uma horta pedagógica e comunitária.

A diretora técnica daquela instituição, sedeada no concelho de Faro, explica que a ideia é “aliar as duas gerações” de utentes, crianças e idosos, uma vez que a “grande maioria” dos utentes do lar e centro de dia trabalhava no campo e tem muito a ensinar às crianças do jardim de infância.

Tânia Viegas, em declarações ao Folha do Domingo, explica que também se poderá alargar a iniciativa à restante comunidade da freguesia, atribuindo a candidatos talhões para cultivo. “Seria uma forma de aproximar a instituição à comunidade. Temos de ir ao encontro da comunidade e promover esta ligação porque não vivemos uns sem os outros. Nós, até mesmo por localização, ainda estamos um bocadinho distantes da comunidade”, considera, embora o centro da aldeia fique a cerca de 500 metros da instituição.

Centro Paroquial de Sta. Bárbara de Nexe Foto © Samuel Mendonça
Centro Paroquial de Santa Bárbara de Nexe • Foto © Samuel Mendonça

A horta, a criar em terreno do Centro Paroquial, junto às atuais instalações, seria assim dividida em duas partes: uma para a instituição e outra para exploração de particulares. “As pessoas pagariam uma renda e os produtos cultivados reverteriam para as próprias. Os produtos cultivados na área do Centro Paroquial reverteriam para a instituição”, explica.

No mesmo terreno, que servirá simultaneamente para aumentar o espaço de estacionamento junto ao Centro Paroquial com a construção de um parque para esse fim, a instituição pretende ainda criar um parque de autocaravanas. Segundo Tânia Viegas o projeto, que incluirá, por exemplo, um serviço de lavandaria, para além de poder vir a ser mais uma fonte rendimento para financiar o apoio social que a instituição promove, ainda “vem ajudar a dinamizar o comércio da aldeia”. “Estamos bem localizados, perto da Via do Infante e do aeroporto”, refere, considerando que a ideia tem condições para ser bem sucedida.

Segundo aquela técnica, o projeto “está em análise na Câmara de Faro”, mas, tal como o da horta, não é para avançar imediatamente. “Vamos aguardar porque não têm que ser realidade já e também temos oportunidade de esperar pelo Quadro Comunitário de Apoio para apresentar candidaturas. Não são para ficar esquecidos na «gaveta», mas podem esperar quatro ou cinco meses”, sustenta.

Para além da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, do Centro de Dia, do Serviço de Apoio Domiciliário e do Jardim de Infância, o Centro Paroquial tem ainda a funcionar a valência de Creche e uma Cantina Social.

Verifique também

Paróquia e a freguesia de Sagres celebraram 500 anos de criação

A paróquia e a freguesia de Sagres celebraram ontem os 500 anos da sua criação. …

Folha do Domingo

GRÁTIS
BAIXAR