Pub

O grupo, constituído por 14 elementos, encena as aventuras de Jesuína e Bernardete, personagens que caricaturam duas senhoras de idade avançada, e que, pese embora sejam “muito religiosas”, gostam imenso de falar da vida alheia. Jesuína e Bernardete tiveram apenas até agora, na sua aparição inaugural em terras de São Vicente, a única experiência de contacto com o público. Entre ambas não há muitas diferenças. Talvez por isso sejam as melhores amigas uma da outra, o que não invalida que, por vezes, digam mal uma da outra.

O padre Joel Teixeira, pároco de Vila do Bispo, explica o objetivo deste projeto, inspirado na revista à portuguesa, que se desenvolve em torno da sátira e da crítica política, social e religiosa. “Pretende-se demonstrar que o cristão também se diverte e, nesta ‘saga’, a Jesuína e a Bernardete demonstram isso mesmo”, afirma.

O grupo apresenta amanhã, dia 4 de junho, um novo episódio da «saga» das duas personagens, desta vez intitulado “Jesuína e Bernardete em Vacaciones”. O público terá oportunidade de assistir ao espetáculo pelas 15h, no Centro Cultural de Vila do Bispo e, às 21h, no salão paroquial de Sagres. O ingresso para entrada custará dois euros.

Nesta segunda encenação, Jesuína e Bernardete vão de férias por vários países, onde encontram várias personagens, a maioria com nomes e características de pessoas da terra. De uma forma descontraída vão fazendo uma crítica à sociedade. “Rindo e gozando dizem coisas muito sérias”, adverte o padre Joel Teixeira, adiantando que, no próximo ano, haverá certamente mais espetáculos com o grupo.

Samuel Mendonça
Pub