Breves
Inicio | Sociedade | Paróquia e a freguesia de Sagres vão celebrar 500 anos da sua criação

Paróquia e a freguesia de Sagres vão celebrar 500 anos da sua criação

A paróquia e a freguesia de Sagres vão celebrar os 500 anos da sua criação.

Em carta régia do rei D. Manuel I, datada de 12 de novembro de 1519, foi criada a freguesia de Sagres e na mesma data o bispo D. Fernando Coutinho criou o priorado da Vila de Sagres.

Para celebrar a efeméride, as duas entidades promovem de 9 a 17 deste mês um conjunto de iniciativas.

A festividades têm início no próximo sábado, 9 de novembro, com um concerto da Banda Filarmónica Lacobrigense 1º de Maio, pelas 21h, na igreja de Sagres.

No dia 12, pelas 9h30, realizar-se-á na fortaleza de Sagres a cerimónia com hastear da bandeira e hino nacional, seguindo-se a leitura da carta de criação do priorado e freguesia, o descerramento de uma placa comemorativa na igreja de Nossa Senhora da Graça, a cerimónia protocolar e a celebração da eucaristia. Pelas 21h terá lugar no pavilhão multiusos um concerto pela Banda da Armada.

No dia 13 será celebrada uma missa de sufrágio pelo infante D. Henrique, pelas 15h30, na igreja da Fortaleza, seguida da deposição de uma coroa de flores junto à sua estátua.

No dia 16 será realizada no pavilhão multiusos uma ceia quinhentista que será antecedida, pelas 18h30, com cortejo com animadores e comensais, seguido de uma encenação da fundação de Sagres e da sua paróquia.

As comemorações encerram-se no dia 17 com festa popular no pavilhão multiusos que incluirá marchas, danças quinhentistas e baile com início pelas 13h.

Cartaz

Verifique também

Lagoa homenageou o padre José Nunes

O padre José Joaquim Nunes, de 78 anos, foi homenageado no passado dia 24 de …

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.