Breves
Inicio | Ambiente | Parque ribeirinho de Faro inaugurado em setembro, no dia da cidade

Parque ribeirinho de Faro inaugurado em setembro, no dia da cidade

Parque_ribeirinho_faroO parque ribeirinho de Faro é inaugurado no dia da cidade, a 07 de setembro, 20 anos depois das primeiras intervenções no local, que ficou durante esse período votado ao abandono, disse ontem o presidente do município.

O parque, que ocupa uma área de 16 hectares, entre o Teatro das Figuras e as Pontes de Marchil, começou a ser pensado há 20 anos e chegou a ser colocada iluminação e algum mobiliário, mas o projeto foi abandonado e o espaço vandalizado, tendo a atual obra arrancado em fevereiro do ano passado.

Construído ao abrigo do programa de requalificação ambiental Polis para a Ria Formosa e orçado em 3,5 milhões de euros, o equipamento inclui um anfiteatro ao ar livre para 250 pessoas, observatórios de aves e espaços de restauração, sendo o maior e o segundo do género na cidade, 100 anos depois da construção da Alameda João de Deus.

O presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, explicou hoje à agência Lusa que a obra está praticamente terminada, mas há ainda vistorias por fazer, estando igualmente em fase de negociação a aquisição de uma faixa de terreno privada que permitirá fazer a ligação do parque até à estrada do Montenegro.

“Não é essencial, mas estamos a negociar com os proprietários a aquisição do espaço, que faz falta para atravessar até à estrada do Montenegro”, afirmou, acrescentando que o objetivo é dinamizar o parque em colaboração com associações desportivas e culturais, realizando eventos “que levem as pessoas para lá”.

A atual obra do parque ribeirinho arrancou em fevereiro do ano passado, um ano após o lançamento do concurso público para a empreitada de construção.

O atraso no avanço do parque deveu-se à mudança de administração da Sociedade Polis Ria Formosa, responsável pela obra, à indisponibilidade de alguns terrenos e às candidaturas a apoios que tiveram que ser apresentadas.

Está prevista a ligação a pé e de bicicleta à zona do Montenegro e do aeroporto, já que o parque integra um troço da Ecovia Litoral do Algarve, a partir da qual será feita a ligação à Praia de Faro.

O único parque verde e de lazer existente na cidade, a Alameda João de Deus, foi inaugurado há cerca de 100 anos.

Verifique também

Cavalos-marinhos da Ria Formosa podem ter refúgios com videovigilância em 2020

Em 2020 vão ser criadas duas zonas de proteção para os cavalos-marinhos da Ria Formosa, …