Seguiu-se a divulgação das atividades, orientada pelos diretores daquele serviço diocesano, Nelson e Ângela Farinha.
Entre as várias propostas, destaque para o Encontro pós-JMJ Madrid (15 de outubro), o Retiro para Animadores Juvenis (9 a 11 dezembro), o Retiro para Jovens (9 a 11 março), a Jornada Diocesana da Juventude (em março, na cidade de Portimão) e o Campo de Missão Jovem (em julho).
O objetivo da atual equipa diocesana é também “incidir mais no plano vicarial, de modo a estabelecer uma rede de proximidade entre animadores juvenis que leve à partilha de inquietação e busca de soluções audazes para a Pastoral Juvenil, promovendo atividades vicariais onde os jovens possam viver a partilhar a fé num ambiente familiar e fora das grandes massas”.
Assim, a segunda parte do encontro deteve-se na programação de duas atividades vicariais – Advento Jovem e Via-Sacra Jovem – e no incentivo à criação de equipas vicariais da juventude que procurem dinamizar a relação entre animadores e jovens das paróquias. Também foi refletida a necessidades do padres responsáveis vicariais da juventude se encontrarem com os animadores para integrarem ou formarem equipa.
No encontro estiveram animadores oriundos das paróquias de Estoi, Ferreiras, Loulé, Luz de Tavira, Mexilhoeira Grande, Quarteira, Quelfes e São Pedro de Faro.