Pub

“A Pastoral Vocacional tem sido um desafio permanente na nossa diocese nos últimos anos, particularmente na sua programação pastoral. A realidade da Voz que Chama não pode deixar indiferente a vida e a pastoral da Igreja”, destaca aquele serviço da diocese algarvia, acrescentando que as vigílias contidas no livro, projetadas pelo próprio Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional (SDPV), “estimulam a vivência diocesana desta causa”.

A publicação começa por abordar os “conteúdos fundamentais para diversos tipos de encontros vocacionais”, com referência ao “autoconhecimento”, à “vida como projeto, como vocação”, ao “conhecimento e encontro pessoal com Cristo”, ao “projeto de Jesus”, à “missão da Igreja”, às “vocações na Igreja” e à “vocação pessoal de cada um”.

Neste sentido, realça os pressupostos, o contexto e as condições para que o discernimento vocacional aconteça.

Apresenta depois uma catequese, a que se seguem as oito vigílias – algumas das quais unicamente destinadas a crianças e adolescentes –, e um esquema para um momento de interioridade ou de oração pessoal.

O livro, de 174 páginas, que se encontra à venda, pelo valor de 6 euros, nos Serviços Diocesanos de Pastoral (Largo da Sé, nº 19, em Faro) traz ainda em anexo os cânticos propostos.

O SDPV tem já prevista a edição de uma outra publicação sobre a adoração ao Santíssimo Sacramento que deverá sair à estampa na 48ª Semana das Vocações, de 8 a 15 de maio próximo.

Samuel Mendonça

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Pub