Pub

De entre as iniciativas programadas estão, por exemplo, previstas vigílias de oração, encontros de formação de animadores, encontros para jovens, retiros, encontros de Lectio Divina vocacional, cinema vocacional e voluntariado. Mas o destaque do programa de actividades para o próximo ano pastoral, por se tratarem de actividades inovadoras no momento, vai para o encontro para namorados, agendado para o dia 28 de Maio de 2011, às 18h, no complexo de Nossa Senhora da Orada, em Albufeira, e para celebração da Semana das Vocações que no próximo ano vai ser assinalada, para além das vigílias de oração, com uma exposição, no Largo da Sé, em Faro, com vista à promoção vocacional das diferentes formas de vida consagrada no Algarve, no dia 8 de Maio, e, no dia 11 Maio com a realização de um debate à noite sobre as vocações na Rádio Universitária do Algarve (RUA fm) em instituição pública a confirmar.

Destaque ainda para o voluntariado missionário a realizar em Angola “em parceria com outra diocese portuguesa”, iniciativa que o Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional (SDPV) já este ano pretendia ter realizado mas que acabou por não ser possível.

Relativamente às actividades que já se realizam habitualmente, as vigílias de oração continuam não só a ter uma importância grande como a preocupação de chegar a toda a diocese continua presente. Intenção igualmente presente na decisão de passar a realizar a formação de animadores, responsáveis pelo grupos de catequese/jovens, nas quatro vigararias da Diocese do Algarve.

Também o cinema vocacional, que este ano teve lugar no Carmelo do Patacão, em Faro, alarga-se no território para se realizar, além da capital, em Albufeira e Bensafrim e deixa a Semana das Vocações para ocorrer trimestralmente.

Trimestrais serão também os encontros de oração vocacional segundo o método da Lectio Divina e o voluntariado na casa das Missionárias da Caridade que este ano começou por realizar-se mensalmente.

Nos retiros, a principal diferença em relação ao último ano é que serão realizados dois, um para rapazes e outro para raparigas, em vez de um único para ambos os sexos em conjunto com o Sector Diocesano da Pastoral Juvenil.

Nos encontros designados ‘Chama por Mim’, a novidade passa pela realização de um encontro final com todos os participantes para além da agregação da vigararia de Tavira à de Faro, uma vez que a primeira não conseguiu no ano transacto participantes suficientes para assegurarem a realização da actividade.

Samuel Mendonça

Programa do Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional
Ano Pastoral 2010/2011

VIGÍLIAS
15 Janeiro – Monte Gordo (21h);
12 Fevereiro – Almancil (21h);
26 Março – Armação de Pêra (21h);
7 Maio – S. Luís de Faro (21h30m);
14 Maio – Mexilhoeira Grande (21h30m);

FORMAÇÃO VICARIAL DE ANIMADORES
(Todo o dia)
Vig. Faro – 16 Outubro
Vig. Loulé – 11 Dezembro
Vig. Portimão – 29 Janeiro
Vig. Tavira – 19 Fevereiro

ENCONTROS CHAMA POR MIM
(Vicariais)
Vig. Faro/Tavira – 12 Fevereiro – Cerro de S. Miguel
Vig. Portimão – 26 Março – Monchique
Vig. Loulé – 2 Abril – Poço Barreto
Encontro Final – 25 Junho – Ferragudo

RETIROS
Para rapazes – 25-27 Fevereiro (S. Lourenço do Palmeiral);
Para raparigas – 11-13 Março (S. Lourenço do Palmeiral);

PARA NAMORADOS
Encontro “Olhar a dois”
28 Maio, 18h Complexo de N. Sra. da Orada (Albufeira)

LECTIO DIVINA VOCACIONAL
19 Novembro – Quelfes 21h;
4 Fevereiro – Messines 21h;
20 Maio – Pereiras 21h30m;

CINEMA VOCACIONAL
3 Dezembro – 21h Seminário de Faro;
4 Março – 21h Bensafrim;
3 Junho – 21h30m Complexo da Orada em Albufeira;

VOLUNTARIADO
(Missionárias da Caridade – 9h – 12h30m)
9 Outubro
8 Janeiro
9 Abril

SEMANA DAS VOCAÇÕES
Vigílias referidas acima;
8 Maio – Stands de Exposições no Largo da Sé com vista à promoção vocacional das diferentes formas de vida consagrada no Algarve;
11 Maio – “Debate Porque sim!” na RUA Fm (noite) em Salão de Instituição Pública a confirmar;

MISSÕES
Voluntariado Missionário em Angola em parceria com outra diocese portuguesa

Pub