Pub

O filme de 207 minutos, projectado no salão nobre do Seminário de Faro, intitulado "Bakhita – De Escrava a Santa", tem realização de Giacomo Campiotti, passa-se em 1947 e conta a história de vida de uma religiosa sudanesa, a irmã Josefina Bakhita, da Congregação das Filhas da Caridade (canossianas) que morreu naquele ano em Schio (Vicenza-Itália), tendo vindo a ser canonizada no ano 2000 pelo Papa João Paulo II.

A obra, realizada em 2009 com interpretações de Fabio Sartor (Frederico Martin), Fatou Kine Boye (Bakhita) ou Francesco Salvi (padre), relata a extraordinária vida daquela mulher, raptada por comerciantes de escravos, que sofre todo o tipo de brutalidades até se tornar religiosa.

Já no passado ano pastoral, o Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional (SDPV) assinalou a Semana das Vocações com duas sessões de cinema, com a projecção dos filmes “Francisco de Assis – Brother Sun, Sister Moon” e “Papa João XXIII”.

O padre Pedro Manuel explicava na altura à FOLHA DO DOMINGO que o objectivo da iniciativa cinematográfica, que este ano tem continuidade, passava por “escolher referências para a Igreja do seu tempo e para as pessoas do nosso tempo”. “Modelos para os jovens de hoje. Temos de ter coragem de apresentar referências com clareza. Esta geração de jovens precisa de referências que lhe fale a partir da vida”, afirmava, acrescentando que “estes testemunhos poderão ser motivadores de vocações no contexto da Igreja local e universal”.

A primeira sessão de cinema vocacional foi participada por cerca de 15 pessoas, que saíram bastante emocionadas com a projecção, entre alguns membros do SDPV, um grupo de jovens da paróquia de Quelfes e alguns seminaristas da Diocese do Algarve.

As próximas sessões serão realizadas no dia 4 de Março de 2011, em Bensafrim, e no dia 3 de Junho de 2011, em Albufeira.

Samuel Mendonça

Pub