Pub

Aquele responsável da Capelania da UAlg apelou aos cerca de 80 estudantes presentes na Eucaristia de início do ano académico, celebrada na capela no Seminário de São José, em Faro, que não tenham “medo do seu batismo” e incentivou-os à “coragem para testemunhar” a alegria de serem “diferentes”. “O cristão é aquele que descobre que a diferença das suas ações constitui uma riqueza para o mundo. Vamos deixar que a riqueza das nossas opções constitua uma riqueza maior para vida da nossa universidade”, exortou.
Na celebração, que contou ainda com a participação de seis professores e de dois funcionários da UAlg, para além de alguns familiares e amigos dos estudantes, o sacerdote advertiu, contudo, para a dificuldade desta missão. “Quando, cada um, se afirma como cristão no meio do mundo, facilmente o mundo o acusa dos pecados que reconhece à Igreja. Aí temos duas possibilidades: ou fugimos ou confiamos, sabendo que a nossa «coroa» não nos é dada aqui, mas é-nos dada, em Deus, um dia quando chegar a hora”, afirmou.

O padre Pedro Manuel considerou que “ser cristão na universidade é saber que alguns nos desviam o rosto, outros nos apontam o dedo, outros gozarão connosco e que, se calhar, a maior parte não nos compreende”. “Não é o momento pontual do sofrimento que alimenta a nossa fé, mas a certeza de que não estamos sós”, complementou contudo, deixando clara a certeza da fidelidade de Deus. “Mesmo quando os outros nos abandonam, o Senhor está connosco”, afirmou.

Exortando os estudantes a irem “em missão” anunciar o projeto de Deus, o sacerdote desafiou-os ainda à santidade. “Os santos são pessoas como nós. Não são escolhidos a partir de um conjunto de «extraterrestres». Temos a mesma possibilidade de ser santos, basta para isso que coloquemos o nosso batismo em funcionamento e os nossos ouvidos à escuta”, aludiu.

Após a celebração, na qual foi ainda apresentado o programa de atividades da Capelania da UAlg para o presente ano letivo, teve lugar um convívio entre os participantes oriundos de muitas partes do país.

Samuel Mendonça
Pub