Pub

“Vivemos num tempo em que ser cristão não é fácil porque na nossa vida passou tudo a ser, relativamente, simples. Em certa medida, para o mais básico, conseguimos quase dispensar Deus, pelo menos do que diz respeito à mentalidade do imediato”, constatou o sacerdote, no dia 21 do mês passado, no terceiro encontro de reflexão sobre o Ano da Fé (proclamado pelo Papa para toda a Igreja de outubro de 2012 a novembro de 2013) que o Colégio de Nossa Senhora do Alto, em Faro, tem vindo a promover.

O orador considerou que “uma certa cultura social” conduziu a sociedade ao ponto em que hoje se encontra. “Isto não é uma crítica à sociedade porque é a que temos e a que temos de amar e onde temos de manifestar a nossa fé”, acrescentou, considerando ser necessário encontrar “espaço para dar lugar a duas experiências: a oração e a celebração dos sacramentos”.

“Eu não conseguirei crescer na relação com Deus e na oração com Jesus se não me dedicar a rezar e a pedir a sua presença no meio da minha vida, diariamente, diante dos meus problemas e diante dos meus esforços”, frisou o padre Pedro Manuel, considerando que “não há alternativa”. “A alternativa entre rezar e não rezar, é rezar porque só podemos crescer na relação com alguém se alimentarmos essa relação. E o modo de crescer na nossa oração com Deus é alimentá-la pela oração”, complementou, lembrando que “a oração é o ponto de partida e não o ponto de chegada porque é necessária que essa oração seja acompanhada da celebração dos sacramentos”.

O conferencista advertiu ainda para a importância da oração ser feita em comunidade. “Podemos rezar em casa mas é necessária a oração na comunidade. Em casa eu rezo por mim, unido à Igreja. Mas na comunidade rezo com a Igreja e o Espírito Santo faz-me ser comunidade e ajuda-me a descobrir que chego à comunidade porque sou membro dela desde o dia do meu batismo. E no dia em que eu não vou à comunidade, o meu lugar está vazio. O padre pode não sentir a minha falta, mas Deus sente a minha falta no contexto da comunidade”, sustentou.

Samuel Mendonça

Pub