Pub

"Todas as praias algarvias que se candidataram foi-lhes atribuído o galardão e este ano conseguimos o recorde absoluto de praias com Bandeira Azul, são mais 14 praias que no anterior recorde em 2006, mas estas duas praias – Pego do Fundo e Faro Ria nem sequer se candidataram", disse o assessor da ARH, João Prudêncio.

A praia Faro Ria, na Ilha de Faro mas do lado da Ria Formosa, teve galardão atribuído em 2009, mas como é uma zona essencialmente para navegação de barcos e desportos naúticos nem sequer chegou a hastear a bandeira e, este ano, não se candidatou ao galardão, explicou a mesma fonte.

No caso da praia fluvial Pego Fundo, a única do concelho de Alcoutim, chegou em 2009 a ter hasteada a Bandeira Azul, mas por questões de má oxigenação da água perdeu o galardão e este ano não se voltou a candidatar.

Em 2009 houve 54 praias a receber Bandeira Azul, mas este ano há mais 15 e esse facto deve-se, principalmente ao concelho de Vila do Bispo, que nunca se candidatava ao galardão, ter candidatado este ano nove praias à Bandeira Azul.

O concelho de Albufeira também ganhou mais quatro praias em relação a 2009, Silves tem mais duas praias, Lagos uma, a praia da Batata, e Olhão ganhou a praia da Fuzeta Mar.

Este ano 240 zonas balneares em todo o país foram contempladas com Bandeira Azul, o que corresponde a mais de metade das praias oficialmente classificadas.

Lusa

Pub