Inicio | Cultura | Pesquisa histórica do padre Afonso da Cunha Duarte sobre S. Brás de Alportel foi publicada em livro

Pesquisa histórica do padre Afonso da Cunha Duarte sobre S. Brás de Alportel foi publicada em livro

Apresentacao_livro_pe_afonso_cunhaO padre Afonso da Cunha Duarte levou a cabo uma pesquisa histórica sobre o concelho de São Brás de Alportel que foi agora publicada em livro.

Capa do livro
Capa da publicação

A apresentação da publicação, intitulada “São Brás de Alportel – Memórias, Volume V, Monumenta Blasiana”, teve lugar no passado dia 27 de junho, no Museu do Traje do Algarve, em São Brás de Alportel, e foi feita por João Sabóia.

Segundo o antigo diretor do Arquivo Distrital de Faro, a obra é uma “máquina do tempo” que permite ao leitor “viajar” até ao século XV, num total 795 documentos disponíveis e de “fácil leitura”. João Sabóia explica que o livro integra 109 documentos transcritos do século XV até o século XVIII, “os anos mais difíceis de leitura paleográfica”, 63 documentos do século XIX e 470 do século XX, para além dos 153 documentos incluídos no Apêndice, dos séculos XIX ao XX.

João Sabóia considera a publicação um “documento valioso” que “passa a ser fundamental para quem quiser conhecer melhor e mais profundamente o concelho de São Brás de Alportel”, mas não só, porque “também contém informações importantes para a história dos concelhos de Faro e de Loulé”. “Outro aspeto que desejo salientar é o do criterioso trabalho de pesquisa e de seleção de documentos, qualidades que o autor nos tem habituado ao longo da sua vasta obra”, acrescenta ainda.

O livro, composto por 912 páginas e cuja publicação foi apoiada pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel no âmbito do centenário do Município, resultou de cerca de duas décadas de investigação e inclui documentação do património arquivístico paroquial e de outras origens.

O padre Afonso da Cunha Duarte, investigador da Igreja algarvia e diretor do Arquivo da Diocese do Algarve, tem publicado um vasto conjunto de obras intimamente relacionadas com a Igreja católica, entre as quais se destacam ‘Natal no Algarve II Teatro’ (2006), ‘Páscoa no Algarve. Procissão das Tochas Floridas’ (2010), ‘A República e a Igreja no Algarve’ (2010) e ‘Aspetos da luta política e do republicanismo no contexto da Diocese do Algarve’ (2011) e ‘João de Deus, Clérigo Minorista da Diocese do Algarve’ (2012).

Verifique também

Livro de Patrícia Palma revela rede de bibliotecas religiosas que contribuiu para cultura escrita no século XVIII

A nova publicação da investigadora algarvia Patrícia de Jesus Palma vem desconstruir “a ideia feita …

Folha do Domingo

GRÁTIS
BAIXAR