A obra de construção do reservatório vai, segundo a câmara de Alcoutim, "garantir o abastecimento regular de água à aldeia" da freguesia de Martim Longo e os habitantes vão ver "resolvida a irregularidade do abastecimento de água, que falhava sempre que havia cortes de eletricidade".
"A construção do reservatório, com capacidade para 150 metros cúbicos, já começou e vai custar à Câmara Municipal de Alcoutim cerca de 35 mil euros", precisou a autarquia de um dos concelhos do país mais atingidos pela desertificação.
A Câmara de Alcoutim anunciou também que começou a obra de requalificação do cais de Guerreiros do Rio, que visa dotar a localidade situada junto ao rio Guadiana de uma infraestrutura “integrada no espaço e na paisagem arquitetónica existente”.
A obra, segundo a autarquia, está “integrada no projeto de requalificação das margens do Guadiana em Alcoutim, que prevê ainda a intervenção nas zonas ribeirinhas do Álamo e Laranjeiras”.
A câmara explicou que a intervenção vai “transformar o velho cais num espaço mais agradável, demonstrando a evolução e o crescimento que a localidade tem sofrido nos últimos anos, desde a abertura do Museu do Rio e do Hotel de Guerreiros do Rio”.
“A infraestrutura será completamente integrada no espaço e na paisagem arquitetónica existente. Do novo espaço do cais vão constar um quiosque, instalações sanitárias, parque de merendas, equipado com fogareiros, e uma bancada para a assistência de eventuais eventos”, precisou a câmara de um dos concelhos do país mais atingidos pela desertificação.
A autarquia algarvia disse ainda, num comunicado, que o valor da requalificação do cais de Guerreiro do Rio é de cerca de 115 mil euros e a obra estará concluída dentro de três meses.
Lusa