Segundo uma nota de imprensa enviada para os meios de comunicação social, os primeiros resultados demonstram que a performance do PO Algarve 21 em termos turísticos possui, até à data de dezembro de 2011, um grau de ajustamento à estratégia de desenvolvimento definida para região no horizonte temporal em análise de 60,8 pontos (num máximo de 100). Segundo o Programa, para este resultado “contribuem os desempenhos relativos dos investimentos directos ou indirectos em turismo em domínios como o emprego (criação de postos de trabalho), a produtividade do trabalho (relação postos de trabalho criados e volume de negócios), as exportações (internacionalização do volume de negócios) e a gestão (capacidade de executar o investimento aprovado).”
Segundo o professor e coordenador do estudo, desenvolvido pelo Centro Internacional de Investigação em Território e Turismo da UAlg, Fernando Perna, “para o aumento da eficiência do PO Algarve 21 e adequação deste à Estratégia Regional, o foco deverá estar concentrado nas áreas de forte potencial de base de competitividade e diversificação turística da região”.
Com cerca de 275 projectos apoiados pelo PO Algarve 21 até do final de 2011, dos quais 39,6% têm relação directa ou indirecta com o sector do turismo, a equipa de docentes e investigadores avaliou a eficiência destes investimentos que totalizam 32,8 milhões de euros no contributo para a concretização dos objectivos definidos para o sector na Estratégia de Desenvolvimento Regional do Algarve 2007-13.