Pub

Praia_vale_dos_homens_rogilOs trabalhos de proteção e recuperação de sistemas dunares e arribas nas praias de Samouqueira, Barrinha, Carriagem e Vale dos Homens, em Aljezur, vão avançar, informou na segunda-feira a autarquia, sublinhando que as obras foram consignadas e custarão 674 mil euros.

As obras, localizadas na freguesia do Rogil, estão integradas no calendário de intervenções do programa Polis Litoral Sudoeste, que tem em fase de conclusão as obras de valorização dos espaços balneares de Amoreira e Vale Figueiras, explicou o executivo municipal em comunicado.

Até ao final do ano, as entidades responsáveis preveem o arranque da requalificação da Praia de Odeceixe enquanto as obras no Portinho do Forno estão calendarizadas para 2015.

A Câmara de Aljezur adiantou que prevê investir perto de 1,6 milhões de euros nas obras previstas para o concelho no âmbito do Polis Litoral Sudoeste, que têm um custo total previsto de 6,8 milhões de euros.

O programa Polis Litoral Sudoeste integra a requalificação e valorização da orla costeira dos concelhos de Sines, Odemira, Aljezur e Vila do Bispo e abrange uma área de intervenção de 9.500 hectares, cujo valor global de investimento ronda os 47 milhões de euros, lê-se na página da Internet daquela empresa pública especializada em ordenamento do território.

As obras na Praia da Arrifana para ordenamento das acessibilidades e estacionamento, estabilização de arribas e ordenamento do núcleo edificado e respetivas infraestruturas e as obras de construção de estacionamento na Praia do Monte Clérigo vão ser interrompidas durante o verão e serão retomadas em setembro.

No comunicado em que a Câmara de Aljezur faz o ponto de situação das intervenções em curso é ainda referido que os projetos para as ecovias e ciclovias de ligação de Aljezur às praias de Amoreira, Arrifana e Monte Clérigo, assim como a ligação de Odeceixe à respetiva praia, estão a ser concluídos.

O projeto para a interpretação e descoberta do Pontal da Carrapateira está em fase final de projeto.

Pub