Pub

Sob a sigla inglesa FORWARD, cujas iniciais se traduzem em português por plano de gestão da qualidade da água, aquacultura e recursos da Ria Formosa, o projeto é apresentado quinta feira na Expomar, em Olhão.

A 7.ª edição da Expomar, feira de actividades náuticas onde estarão representadas inúmeras empresas e instituições ligadas ao sector, arranca quarta feira em Olhão, prolongando-se até domingo.

Durante a Expomar será ainda apresentado um Veículo de Operação Remota (ROV), equipamento subaquático para observação remota do fundo do mar e estruturas submarinas, que permite operar em águas contaminadas e muito profundas.

Em nota de imprensa divulgada hoje, lê-se que o projeto FORWARD visa, entre outras atribuições, definir a capacidade de carga da ria para aquacultura, contribuindo para o ordenamento das actividades económicas da ria.

Conjugando estudos de campo, experiências de laboratório e modelos matemáticos, o plano de estudos será executado por uma equipa do Instituto de Investigação das Pescas e do Mar e deverá prolongar-se por dois anos.

A nota divulgada por fonte do programa Polis Ria Formosa diz ainda que o plano permitirá identificar as possibilidades de reconversão e modernização de algumas actividades económicas.

A ideia é identificar as necessidades de formação de ativos para as boas práticas ambientais e contribuir para o planeamento da pesca e apanha lúdica naquele espaço lagunar, acrescenta.

"Os contributos da bacia hidrográfica, qualidade da água da Ria Formosa e a produção de espécies em aquacultura serão objeto de modelação matemática apoiada em medições, ensaios em viveiros e dados de satélite", sublinha.

Os efeitos da agricultura e dos efluentes, as trocas de água com o mar, a produção de amêijoas e até de sal serão alguns dos fatores cujo impacto na ria será estudado com maior profundidade.

"Estes estudos contribuirão para a melhoria das condições de funcionamento da Ria Formosa, compatibilizando a conservação dos valores naturais e o exercício das actividades económicas", conclui.

Lusa

Pub