Pub

Incluído no programa Allgarve’11, o festival Gente de Dublin celebrará no dia da abertura – quinta-feira -, o ‘Bloomsday’, feriado nacional na Irlanda, com a exposição ‘Century of News Photography’, organizada pela Biblioteca Nacional da Irlanda, que assinala também o centenário do jornal Irish Independent.

A exposição apresenta 30 fotografias de um espólio de 300 mil imagens, doado por jornais independentes irlandeses, e que retratam acontecimentos históricos, políticos e sociais na Irlanda do século XX, período de consolidação da independência e desenvolvimento daquele país.

A abertura da mostra será acompanhada por um concerto de música irlandesa, com Linda Scanlon, pelas 19:00 horas, na sala de exposições do TEMPO.

A música regressa ao TEMPO no dia 17, pelas 22:00 horas, com o quarteto Sheela na Gig, e no dia 25, último dia do festival, com os Beoga, uma das mais conhecidas bandas de música tradicional irlandesa.

Criada em 2002, esta banda integra músicos que desenvolvem sonoridades influenciadas pelo jazz, num misto de efervescência, humor e ousadia, onde se destacam Damian McKee no acordeão, o multinstrumentista Seán Óg Graham, o pianista Liam Bradley e Niamh Dunne, vocalista e violinista.

Do programa da terceira edição do Festival Cidades Invisíveis, destaca-se ainda a peça de teatro ‘As you are now so once were we’, inspirada no livro Ulisses de James Joyce, um dos mais importantes da literatura irlandesa

A peça, que aborda a forma como o romancista reinventa a cidade e as suas gentes, será interpretada em inglês e legendada em português, e sobe ao palco do grande auditório do TEMPO, no dia 22, às 21:30 horas.

O festival inclui também um Ciclo de Cinema, onde serão exibidos os filmes Brisa de Mudança, de Ken Loach, No Mesmo Tom, de John Carney, e As Irmãs de Maria Madalena, de Peter Mullan.

Na sexta-feira, o diretor do Teatro Municipal de Portimão propõe-se dinamizar uma tertúlia, a partir das 19:00, tendo como base a obra literária Dublinesca, de Enrique Vila-Matas.

As reservas e a aquisição de bilhetes podem ser feitas na bilheteira do TEMPO, entre as 14:00 e as 19:00, ou através do sítio da internet em www.teatromunicipaldeportimao.pt.

Lusa

Pub