Pub

Para concretizar o projeto, denominado “P’ro menino e p’ra menina”, a autarquia convidou o criativo de arte urbana Ricardo Jorge, conhecido como Ekofive, que transformou bicicletas antigas que estavam nos armazéns da câmara, para abate, em coloridos suportes.Além dos blocos de estacionamento já existentes na cidade, a autarquia começou este mês a instalar dez novos suportes nas praias da Rocha, Vau, Três Irmãos e Restinga (Alvor), na zona da Torralta, junto ao Teatro Municipal de Portimão, no Largo do Dique e no Complexo de Ténis de Portimão.

Em declarações à Lusa, o presidente do município, Manuel da Luz (PS), frisou que a iniciativa é uma novidade em Portimão, cidade onde não tem havido a promoção deste tipo de transporte, usado sobretudo pelos jovens, que com os novos suportes podem estacionar as bicicletas em segurança.

“É um projeto ecológico, ajuda a reduzir a poluição ambiental e facilita a vida às pessoas que tenham bicicleta e que se queiram deslocar para as praias ou para certos equipamentos municipais”, sublinhou.

Já o responsável pela personalização dos suportes, Ricardo Jorge, disse à Lusa ter ficado surpreendido com o número de pessoas que aderiram à iniciativa, ao observar que havia blocos de estacionamento que, por momentos, ficaram lotados.

O artista optou por fazer reciclagem de material já existente, de forma a reduzir os custos associados ao projeto, pintando de cores garridas os suportes, recriados a partir de ‘monos’ e de velhas bicicletas.

“Quando chegarmos a outubro, espero vê-los [aos suportes] exatamente como estão”, concluiu, reconhecendo que este tipo de equipamentos públicos é muitas vezes vandalizado.

O projeto de instalação de estacionamentos para bicicletas integra-se na iniciativa de âmbito europeu “Transport Learning”, que visa contribuir para uma maior poupança de energia no transporte urbano.

 
Lusa

Pub