Pub

Assim, e de acordo com o inquérito periódico de preços de hotéis nos principais destinos em todo o mundo realizado pelo Hotel Price Index – Hotels.com, Portimão tornou-se na cidade portuguesa com maior descida de preços, muito longe da descida média nacional de 15 por cento.

No entanto, Alvor, freguesia do concelho de Portimão, destacou-se fortemente deste resultado, surgindo como a única zona nacional que registou um aumento no preço médio de hotel por noite.

A subida de dois por cento conduziu a zona do Alvor para um preço médio de 111 euros em 2009, relativamente aos 109 euros do ano anterior.

Quanto aos preços mais altos em 2009, estes foram registados em Cascais, com uma média de 137 euros por noite, apesar de assinalar uma descida de 12 por cento relativamente aos preços pagos em 2008.

No que respeita à capital, Lisboa registou também uma descida nos preços reais pagos pelos consumidores, por quarto de hotel, caindo 15 por cento em 2009 para os 84 euros de média (comparativamente com os 99 euros médios de 2008).

A cidade do Porto não ficou muito distante em termos de percentagem de descida de preços (com uma quebra de 13 por cento), e apresentou em 2009 um preço médio por noite na ordem dos 70 euros.

Portugal manteve, assim, a descida de preços registando no último ano uma quebra nos preços médios por noite, por quarto de hotel.

Em 2009, Portugal registou um valor médio de 82 euros, 15 por cento abaixo dos 96 euros face ao período homólogo, tornando-se no quinto país mais barato da Europa.

Lusa

Pub