No Algarve, e à semelhança de Portimão, também a Câmara de Faro e a Associação Académica da Universidade estão a promover ações para apoiar as vítimas do mau tempo na Madeira e ajudar à recuperação da ilha.
Em Portimão, a entrega dos bens deve ser feita até quinta feira diretamente na Loja Social da autarquia ou através de um telefonema para a Linha Azul Portimão Solidário (808 960 002), cujos técnicos farão a recolha dos artigos ao domicílio.
Em comunicado, a Câmara de Portimão apela a que as pessoas deem sobretudo roupas para crianças, lençóis, cobertores e alimentos não perecíveis e preferencialmente sólidos, como leite em pó, farinhas lácteas, cereais, bolachas ou massas.
A Câmara de Faro também está a organizar um concerto no Teatro das Figuras para angariar fundos destinados às vítimas do mau tempo na Madeira, embora não haja ainda uma data definida para o espetáculo.
"Queremos garantir um leque de artistas do concelho que gratuitamente irão dar um concerto cujas receitas de bilheteira reverterão totalmente a favor da Madeira", disse à Lusa Cristóvão Norte, da Câmara de Faro.
Também a Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUALG) está a promover uma campanha de recolha de roupas e agasalhos, artigos que deverão seguir para a ilha da Madeira integrados na ação da Cáritas de Portugal.
Os bens poderão ser entregues nos pontos de recolha situados no bar 1 do campus de Gambelas, no centro de cópias e no núcleo pedagógico da associação, no Instituto Superior de Engenharia do campus da Penha e ainda na Escola Superior de Saúde de Faro.
Em nota de imprensa, a associação diz prever que a campanha dure cerca de duas semanas e por isso pede "urgência" na entrega de artigos, para que os mesmos possam ser triados e entregues na sede da Cáritas do Algarve.
O Turismo do Algarve também quis manifestar o seu apoio às vítimas do mau tempo na Madeira, anunciando que as receitas de bilheteira do concerto inaugural do "Allgarve’10", realizado sábado, reverteriam para a ilha.
Lusa