Pub

De acordo com os dados disponibilizados pela Câmara de Portimão, entre março e dezembro de 2012 desembarcaram naquele porto 18.506 passageiros nas 36 escalas efetuadas por navios de cruzeiro, o sexto melhor registo anual desde 1995.

"Este movimento contribuiu para a atenuação da sazonalidade no turismo algarvio e para a dinamização económica da região, em especial do comércio tradicional", frisou a autarquia em comunicado enviado à agência Lusa.

Estudos elaborados sobre o Porto de Portimão apontam para um potencial de aproximadamente 250 mil passageiros por ano, caso sejam concretizadas diversas intervenções.

Entre as intervenções consideradas estruturantes encontram-se o prolongamento do cais de acostagem, para acolher simultaneamente dois navios de grandes dimensões, a dragagem de fundos para 10 metros na barra, do canal de navegação e da bacia de manobra.

A aquisição de um rebocador de apoio às operações em porto e da navegação na costa e a construção de um terminal de passageiros moderno são também apontados como essenciais para o movimento de navios de grande porte.

Lusa

Pub